Leonardo de Deus conquistou mais uma medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, na final dos 200m borboleta, na noite desta terça-feira, pouco depois de Joanna Maranhão ter obtido o bronze na prova feminina.
A primeira posição foi conquistada por Léo de Deus com o recorde pan-americano, marcado com o tempo de 1min55s01, superando a marca anterior que pertencia ao também brasileiro Kaio Marcio de Almeida. O nadador do Corinthians sagrou-se assim bicampeão do Pan, pois já havia levado o ouro também em 2011.
A segunda posição ficou com o peruano Mauricio Fiol, que brigou até o fim com Léo de Deus, terminando com 1min55s15, enquanto a medalha de bronze foi levada pelo canadense Zack Chetrat, com 1min56s90. Já Kaio Marcio de Almeida completou a prova em quinto (1min58s51).
Antes da prova masculina, Joanna Maranhão garantiu a medalha de bronze nos 200m borboleta. A nadadora, que já havia levado a prata na mesma prova do Pan anterior, garantiu mais uma vez seu lugar no pódio, completando a disputa com 2min09s38.
A brasileira assumiu o terceiro lugar na metade da prova e sustentou a posição, ficando atrás da canadense Audrey Lacroix, com 2min07s68, e da norte-americana Katherine Mills, com 2min09s31.
O resultado é um incentivo a mais para Joanna Maranhão, que já havia se aposentado e decidiu voltar a competir. “Medalha sempre é bom, mas valorizo todo o processo. Quis falar com meu técnico por ter acreditado em mim. O público vê a medalha, mas, às vezes, é difícil entender o que tem por trás, um processo maior do que qualquer medalha, botando para fora todo o trabalho diário”, declarou a atleta, ao Sportv.
O Brasil também teve representante na final B dos 200m borboleta. Manuella Lyrio terminou na frente, garantindo assim a nona colocação, com o tempo de 2min13s37.