Diminuir a barriga e o tamanho dos seios, além de eliminar aquelas gordurinhas indesejadas entre as pernas parecem coisas que só as cirurgias plásticas são capazes. Mas, para quem quer modelar o corpo e ainda têm receio de enfrentar o bisturi, já existem modelos de lingerie que prometem fazer milagres, mesmo que por um tempo limitado.
Denise Bello, estilista da marca Dilady, explica que as lingeries funcionais não mudam as medidas do corpo da mulher, apenas corrigem aspectos que incomodam grande parte do público feminino.
– Qualquer mulher pode usar uma lingerie desse tipo desde que conheça seus problemas. Para as mulheres GG, ela se torna fundamental para criar uma silhueta agradável, diminuindo as gorduras que ficam na lateral do corpo, o abdome avantajado e as gorduras nas coxas.
Segundo Denise, as mulheres gordinhas são as principais compradoras de lingeries funcionais. Para elas, as peças ajudam até mesmo a corrigir problemas de postura. Já as mulheres magras podem usar as lingeries para evitar que a roupa marque o formato do corpo. Tendo qualquer medida, é preciso ficar atento ao tamanho e modelo na hora de adquirir uma peça desse tipo.
– A lingerie ajuda a mulher dando mais conforto e atenuando problemas no corpo apenas quando usadas nas devidas proporções, por mulheres que têm conhecimento de suas medidas. O excesso de lycra e a compressão nas regiões erradas podem trazer prejuízos a algumas regiões do corpo.
Para o cirurgião plástico Erlânio Alencar, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as mulheres acabam recorrendo a esse tipo de lingerie para se sentirem bem, mesmo que o efeito seja momentâneo. Para ele, ver o corpo modelado pode incentivar as mulheres a cuidarem melhor da saúde.
Dormir de sutiã
Para Alencar, algumas medidas tomadas com lingeries convencionais também podem ser benéficas para as mulheres, como dormir de sutiã.
– Eu indico isso para as minhas pacientes. O sutiã ajuda, já que durante a noite a mulher se movimenta bastante, o que leva a uma maior flacidez dos seios. O sutiã ajuda a manter o tecido mamário mais firme e evita as frações que ele pode sofrer durante a noite.
Para a noite, ele indica um modelo mais leve e confortável.
Outra dica para mulheres e homens é variar o modelo das calças que, quando apertadas, acabam marcando a barriga.
– A calça apertada faz com que a pessoa desenvolva menos tecido gorduroso nas áreas de pressão. A gente vê muito essas marcas nos homens, que usam cinto com mais freqüência. A marca não é definitiva, se mudar a modelagem da calça o corpo irá se adaptar a essa nova forma.