Leilão da energia que hidrelétrica de Colíder produzirá será leiloado hoje

Data:

Compartilhar:

O leilão para contratação da energia da Usina Hidrelétrica Colíder está previsto para iniciar logo mais às 10h, com operacionalização pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em São Paulo, e poderá ser acompanhado pelo site da agência. O preço-teto foi definido pelo Ministério de Minas e Energia em R$ 116. O vencedor da disputa será a empresa, FIP (Fundo de Investimento em Participações) ou consórcio que ofertar o menor lance, em reais por MWh de energia. Essa energia será negociada por meio de Contratos de Comercialização em Ambiente Regulado (CCEAR), na modalidade por quantidade de energia, com prazo de duração de 30 anos, com início de suprimento em 2015.

A usina será construída no rio Teles Pires, nos municípios de Colíder, Itaúba e Nova Canaã do Norte. A UHE Colíder terá potência instalada mínima de 300MW. O valor do investimento definido pela Empresa de Pesquisa Energética é de R$ 1,2 bilhão. A usina de Colíder vai estar interligada à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional, conectada a
usina à subestação coletora de Sinop. A partir dessa subestação coletora, prevê-se a saída de três linhas
em 500 kV até a subestação existente de Ribeirãozinho. Entre essas duas subestações, deverá ser construída uma subestação seccionadora em 500 kV na região de Paranatinga. As distâncias aproximadas são de 325 km entre Sinop e Paranatinga e de 270 km. Finalmente, a proposta da EPE  considera o acréscimo de mais um circuito de 500 kV entre as subestações Ribeirãozinho, Itumbiara e Maribondo de modo a reforçar a rede hoje existente em 500kV.

Não foi confirmado quando começará a construção da usina hidrelétrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas