Noelma Oliveira,A Gazeta
O governador Silval Barbosa (PMDB) não vê crise com a Assembleia Legislativa, que não tem votado matérias de interesse do Poder Executivo há mais de um mês. Os deputados deveriam ter concluído a apreciação da matéria sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na quinta-feira (17). Com isso, eles não poderão entrar no recesso previsto para este mês.
“O parlamento é sempre isso. Se tem alguém conhece o parlamento, sou eu. Passei lá oito anos e estive na Mesa Diretora por quatro anos. O parlamento é isso, tem matéria que dá tempo de aprovar, outras que precisam de discutir um pouco mais. O convívio é muito tranquilo com a Assembleia Legislativa”, ponderou o governador.
Para Silval, nesta semana, o presidente do Legislativo, Romoaldo Júnior, deve convocar uma sessão extraordinária para votar a LDO. Outras matérias de interesse do governo, como a que trata do MT Prev, também deveria ser colocada à apreciação dos parlamentares, porém, está havendo resistência até mesmo entre os deputados da base de sustentação.
O presidente da Assembleia também tem reclamado da falta de quórum para colocar vários outros projetos em votação. Depois da Copa do Mundo de Futebol, quando várias sessões foram esvaziadas, agora devido o período eleitoral o comparecimento nas sessões tem sido pequeno. Romoaldo tem cobrado a presença dos parlamentares.
Extraoficialmente, a demora em votar a LDO tem ocorrido porque alguns deputados querem assegurar alguns compromissos com o governo, que não teriam sido cumpridos, como as emendas parlamentares.