Líder do Campeonato Mineiro tem ‘dedo’ de Neymar

Data:

Compartilhar:

Ausente por cinco anos da elite do futebol mineiro, o Uberlândia lidera de forma isolada o Estadual deste ano e já é a sensação do torneio. Perdeu apenas um jogo, logo na estreia para o Atlético-MG, e depois emendou quatro vitórias seguidas. O momento não é obra do acaso. A equipe tem por trás um ousado projeto de um grupo de empresários, entre os quais Wagner Ribeiro, e conta até com a ajuda de Neymar.

O craque do Barcelona não está envolvido diretamente, mas ajudou ao patrocinador a camisa do Uberlândia no ano passado, durante a disputa da Série B mineira. Na ocasião, o clube exibiu o logo do Instituto Neymar, projeto social do atacante.

O apoio de Neymar também está presente por meio da empresa N&N, da qual ele, ao lado do pai, é um dos donos. A empresa presta um trabalho de consultoria de marketing e ajuda o clube na busca por investidores e patrocinadores.  

“É inegável que o nome Neymar sempre agrega, sempre ajuda, tem peso”, reconheceu Ribeiro à ESPN. “O Neymar e o pai dele sempre estão juntos comigo. Hoje, a N&N presta um trabalho de consultoria, de assessoria em marketing. No ano passado colocaram o patrocínio do Instituto Neymar. No futuro esperamos contar com o apoio do escritório em Barcelona para nos ajudar os jogadores.”

Ribeiro disse que pretende convidar Neymar para conhecer a estrutura do Uberlândia. O camisa 11 do Barcelona já esteve na cidade para partidas de exibição com amigos, mas nunca visitou o clube alviverde, segundo o empresário.

“Tenho a ideia de convidá-lo no final do ano, quando ele está de férias. Se conseguirmos nossos objetivos nesse ano, a visita dele iria coroar o que estamos fazendo e, obviamente, atraria mais os olhares para o Uberlândia”, disse Ribeiro.

O empresário negou que a parceira renda a Neymar ou ao pai qualquer benefício. “Um sobrinho do Neymar [pai] nos foi oferecido neste ano, mas não foi aprovado pela nossa comissão técnica e não foi admitido. Isso é uma prova de trabalhamos como parceiros, mas com independência e sem qualquer privilégio”, disse o empresário.

A ideia de usar Neymar para chamar a atenção agrada também. O atacante ainda não vestiu a camisa do Uberlândia, mas o lateral direito Daniel Alves, amigo e companheiro do camisa 11 do Barcelona, vestiu e promoveu o time alviverde em um vídeo.

ELITE DO BRASIL

Jogadores do Uberândia (de verde) no vitória por 2 a 0 contra o Guarani-MG© Divulgação Uberlândia Jogadores do Uberândia (de verde) no vitória por 2 a 0 contra o Guarani-MG
O ‘dedo’ de Neymar é apenas uma parte do que o Uberlândia é atualmente. A equipe tem um projeto ambicioso visando a elite do Campeonato Brasileiro.

Este projeto tem envolvimento direto de Wagner Ribeiro. Desde o final de 2014, ele integra um grupo de investidores que cuidam da gestão do clube. O acordo tem validade de dez anos e ao lado de dele estão outros empresários, como Márcio Malamud (que deixou o projeto no ano passado) e Kriss Corso.

Na hierarquia do clube, o grupo gestor está abaixo apenas do presidente do clube, Carlos Augusto Braga, conhecido como Guto. Eles assinaram um contrato com o clube válido por dez anos e estipularem diversas metas nesse período.

O acesso em Minas Gerais já provocou uma melhoria no projeto do Uberlândia. O clube acertou parceria com a Universidade do Futebol, que presta consultoria no futebol profissional e na base com a vinda de João Paulo Medina no final do ano passado.

“Nosso primeiro objetivo é não voltar para a Série B mineira, algo muito comum para um clube logo que ele garante o acesso. Depois buscar vaga na Série D do Brasileiro. Hoje, o Uberlândia não disputa nenhuma divisão nacional. E também queremos uma vaga na próxima Copa do Brasil. Esses são os objetivos iniciais, mas pretendemos alcançar as divisões maiores do Brasileiro no futuro”, disse Ribeiro.

A preocupação com o calendário é o que incomoda atualmente o Uberlândia. Ano passado, após encerrada a segunda divisão estadual, a equipe ficou parada de maio até dezembro. Apenas jogadores da base ou do ub-23 jogaram, ainda assim amistosos.

Neste ano, a realidade só será diferente se o clube se classificar para a Série D do Brasileiro – são duas vagas para as duas melhores da primeira divisão de Minas Gerais que não estejam disputando nenhuma outra divisão. Caso contrário a temporada do Uberlândia terminará juntamente com o Estadual, cuja final é em 8 de maio.

ESTRUTURA E RETORNO

A estrutura do Uberlândia é modesta. Os maiores salários chegam a no máximo R$ 10 mil – realidade bem distante do que pagam Atlético-MG e Cruzeiro, por exemplo. São 32 jogadores no elenco, muitos jovens e com contratos curtos.

Agente de jogadores, Wagner Ribeiro afirmou a reportagem que não tem muitos atletas no elenco do Uberlândia.

“Não sei te dizer o número de cabeça, mas são poucos. Não entrei nesse projeto para fazer o clube hospedar meus atletas. É um projeto para o clube crescer. A cidade de Uberlândia está próxima de São Paulo e Belo Horizonte, perto do Rio de Janeiro e no caminho a Brasília. Tem boa estrutura, com 850 mil habitantes, e o futebol faz parte. A torcida abraçou o time, lota o estádio. Apostamos no futuro”, disse ele.

Segundo Ribeiro, a ideia do grupo gestor é recuperar o que está sendo investido em um futuro mais distante, por isso não há a preocupação com a venda de jogadores.

“Não tem jeito. No Brasil, a receita maior é da TV e não há retorno jogando as Séries C e D do Brasileiro. E não estamos em nenhuma delas. Se chegarmos na Série B já é possível pensar em retorno. Para ficar claro, o Uberlândia tem uma receita hoje por alugar patrimônio. Tem um shopping dentro do estádio, com 50 e 60 lojas. Esse dinheiro não é utilizado para o futebol. O futebol sobrevive com patrocinadores e por isso temos uma folha salarial modesta, custos baixos. É hora de investirmos, o retorno virá depois”, completa o empresário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de planejamento agiliza projeto de sustentabilidade econômica através de cooperativa em Nova Canaã do Norte.

A cooperativa agroecológica Portal da Amazônia é uma iniciativa destinada a unir pequenos produtores rurais de Nova Canaã...

CONHEÇA AS CANDIDATAS À RAINHA DA EXPOLÍDER 2024

https://www.youtube.com/watch?v=8Sxv3hC2Ens

REQUERIMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=FSEm81Fu4Lo