No primeiro dia de matrículas na USP (Universidade de São Paulo), os alunos aprovados em engenharia na Escola Politécnica foram recebidos com tinta, lama e muito leite. As bebidas alcoólicas ficaram de fora neste ano a pedido da comunidade universitária, afirma Gabriela Torres, veterana de engenharia civil que integra o comitê organizador da recepção aos calouros.
Antes de entrar na área da festa, os novatos foram revistados para que garrafas ou objetos cortantes fossem retidos. Além disso, Gabriela diz que foram alugados banheiros químicos e contratados sete seguranças particulares.
As medidas são para garantir que não haja violência nem intrusos de outros cursos durante a recepção aos calouros das engenharias.
Para efetivar a matrícula na USP, os 10.622 alunos aprovados devem comparecer à seção de alunos de cada curso com os seguintes documentos: uma cópia do certificado de conclusão do ensino médio e do histórico escolar (ou diploma de curso superior, se for o caso); uma cópia do documento de identidade, além de uma foto (3X4) recente, como menos de um ano.
Como cada uma das 41 unidades da universidade tem um horário específico de matrícula, é preciso conferir o cronograma e os endereços no manual do candidato para não perder a vaga.O prazo para os convocados na primeira chamada termina nesta terça-feira (9) – caso os calouros não compareçam às unidades neste período, eles serão eliminados.
Já a Santa Casa exige duas cópias autenticadas de conclusão do ensino médio e do histórico escolar, do documento de identidade e do CPF, além de duas fotos (3×4) recentes. O aluno deverá comparecer à instituição entre 9h30 e 12h ou das 14h às 16h. O endereço da Santa Casa é rua Doutor Cesário Motta Júnior, 61, 3º andar, na Vila Buarque, na região central de São Paulo.