A novela envolvendo São Paulo, Flamengo e a Taça das Bolinhas voltou a ser assunto nesta quinta-feira (3). Tudo porque um despacho da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro determinou que o troféu seja retirado da sede do Tricolor. Segundo a determinação da Justiça, ele deve ser levado imediatamente à Caixa Econômica Federal. A confusão ocorreu porque o clube paulista não devolveu a taça em fevereiro, como havia sido determinado pela Justiça. O despacho é bem claro.
— Defiro o pedido formulado para que se proceda a busca e apreensão em qualquer das dependências do clube, incluído (sic) qualquer sala ocupado por diretor ou até mesmo da presidente (sic) da agremiação, podendo utilizar de força policial, se necessário, para fins de apreender e depositar junto à Caixa Econômica Federal o mencionado troféu.
Em posse do Tricolor paulista desde o começo do ano, o Rubro-Negro carioca contesta o fato, já que se considera o primeiro pentacampeão nacional. Tudo por conta do título da Copa União de 1987, que a CBF considerava ser apenas do Sport, até “dividir” a conquista entre o clube pernambucano e o Flamengo, no fim do ano passado. Desde então, o time carioca tenta fazer valer seu título e ter, em definitivo, a Taça das Bolinhas, troféu simbólico dado ao primeiro pentacampeão nacional.
No entanto, o São Paulo, que conseguiu o feito em 2007, não abre mão da taça e ainda não se manifestou se irá devolvê-la, conforme decisão do Tribunal de Justiça do Rio, que determinou a devolução por dois votos a um.