Juiz Julier é a aposta do PT para disputar Governo de MT

Data:

Compartilhar:

Magistrado é o mais cotado; partido também tem Ságuas e Lúdio como opções




ISA SOUSA

Midia News

O juiz federal Julier Sebastião da Silval é a aposta do Partido dos Trabalhadores numa eventual disputa pela sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB), nas eleições de 2014. 

A decisão, tirada de um encontro de líderes petistas, na tarde de sábado (16), em Cuiabá, pode ganhar corpo, embora a legenda disponha de outras opções.

Em entrevista  o presidente do diretório regional do PT, Wiliam Sampaio, confirmou a preferência por Julier e disse que o nome do magistrado significa “um conceito novo na política mato-grossense”. 

“Julier tem uma credibilidade muito grande e traz um novo significado para a política do nosso Estado. É alguém que está no serviço público há algum tempo e o PT acredita que ele pode representar bem a sigla em uma eleição de peso, como a de 2014”, avaliou. 

Sampaio, no entanto, afirmou que o magistrado não deverá definir seu posicionamento diante da questão política, pelo menos, nos próximos seis meses. 

“Nós queremos que ele seja nosso candidato e vamos continuar mantendo um diálogo com ele. Porém, sabemos que a agenda dele como juiz é diferenciada e vamos dar o tempo necessário. Ele só não pode ser nosso único nome”, completou o presidente do PT. 

Além de Julier, a sigla definiu, no encontro de sábado, que o ex-vereador Lúdio Cabral, que disputou a Prefeitura de Cuiabá em 2012, e o atual secretário de estadual de Saúde, Ságuas Moraes, também são opções para a disputa no ano que vem. 

De acordo com William Sampaio, Lúdio está entre os possíveis nomes ao Governo do Estado devido ao bom desempenho na eleição do ano passado, quando concorreu com o atual prefeito Mauro Mendes (PSB).

Ambos foram para o segundo turno e o petista perdeu por uma diferença de 28 mil votos. 

Na política há mais tempo, Ságuas já foi prefeito de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá), deputado estadual e, atualmente, é suplente de deputado federal. 

“Depois de Julier, não há uma escala de preferências. Lúdio e Ságuas estão em pé de igualdade para o partido e queremos definir um nome até novembro, quando também teremos eleição da nova diretoria do PT”, completou o presidente do PT. 

Arco de alianças 

William Sampaio informou, ainda, que o quadro esperado pelo partido é que o governador Silval Barbosa (PMDB) concorra ao Senado Federal. Assim, o PT garantiria a liderança para concorrer ao Governo do Estado em 2014, com a base governista. 

Além dos dois partidos, o arco de aliança é formado pelo PR, PP e PSD. Sampaio não disse como as siglas ficariam distribuídas, no arco de aliança, no próximo ano. 

“Em novembro, também aprovaremos uma tática eleitoral, que concluirá se teremos ou não uma candidatura própria e se manteremos diálogo com outros partidos. Logicamente, queremos consolidar o PT no Estado”, completou.

Prioridades 

Com a expectativa de manter uma candidatura própria, o PT quer priorizar em seu Programa de Governo a área social. 

Conforme William Sampaio, a gestão de Silval focou na área econômica e a expectativa é de que, a partir de 2015, outro ciclo se inicie, no contexto das políticas públicas. 

“Hoje, existe um foco diferenciado. O Silval está com pautas importantes, como a questão da infraestrutura, renegociação da dívida e asfalto nas rodovias. Nós queremos fazer um Governo mais focado no social”, disse o líder petista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas