Após protestos dos pescadores de Colíder e Nova Canaã do Norte cobrando a COPEL pelo prejuízos causados pela falta de Peixes no rio Teles Pires devido a construção da Usina Hidrelétrica .
Na tarde desta quinta feira o Juiz da Comarca de Colíder Alexandre Sócrates Mendes realizou uma inspeção Judicial no Local das obras da Usina, acompanhado de advogados dos trabalhadores e da empresa Copel , Polícia Técnica (Politec), Polícia Militar, Bióloga da Unemat e o Delegado de Polícia de Colíder DR Sylvio Valle.
Os Trabalhadores que tem a sua renda com o pescado fazem acusações de crime ambiental, os peixes estariam morrendo e não conseguindo subir o rio para desova. Alegam ainda que ouve uma disseminação das espécies no rio
Para o Magistrado esta é uma oportunidade do Juiz ir até o local do fato e pessoalmente tentar ver as evidências das alegações contidas no processo entre os pescadores e a Copel .
O Advogado Frederico Stecca representantes dos pescadores mostrou-se satisfeito com a inspeção, para ele ficou comprovado as alegações feitas pelos seus clientes sobre o desaparecimento dos peixes.
Para a bióloga da Unemat responsáveis por vários relatórios de impacto ao meio ambiente com a obras da Usina tudo está dentro da normalidade e que a mortalidade dos peixes não está acontecendo.
DR Sylvio Valle Delegado de Colíder disse que a sua presença e para que se houver um crime ambiental estará pronto inclusive com laudo da Polícia Tecnica.