O zagueiro e capitão da Fiorentina, Davide Astori, morto no último domingo (4) por parada cardíaca, foi velado nesta quarta-feira (7), no centro de treinamento da Federação Italiana de Futebol (Figc), situado em Coverciano, bairro da zona sudeste de Florença.
A cerimônia contou com a participação de toda a equipe viola – aplaudida pelos torcedores -, do patrono da Fiorentina, Andrea Della Valle, e de jogadores de outros clubes do país, como Daniele De Rossi (Roma) e Andrea Belotti (Torino), além de familiares e cartolas.
Em meio a faixas com os dizeres “Adeus, capitão” e uniformes do clube florentino, centenas de fãs fizeram fila desde o horário do almoço para se despedir de Astori, de 31 anos. Em frente ao caixão, foram colocadas duas camisas: uma da Viola e outra da seleção italiana, pela qual ele fez 14 partidas.
O funeral será nesta quinta-feira (8), às 10h (hora local), na Basílica de Santa Croce, igreja de Florença onde estão sepultados Michelangelo, Nicolau Maquiavel e Galileu Galilei.
Astori foi encontrado morto em um quarto de hotel em Údine, onde a Fiorentina se concentrava para uma partida contra a Udinese pela Série A. Segundo a autópsia, o zagueiro teve “morte cardíaca sem evidência macroscópica”. Os médicos acreditam que seu coração tenha sofrido uma redução dos batimentos, até parar. (ANSA)