Um levantamento realizado pela Folha de São Paulo constatou que 61 políticos eleitos são proprietários de emissoras de rádio e/ou TV. Entre eles, o que possui o maior patrimônio declarado em veículos de comunicação é o deputado federal eleito por Mato Grosso, Júlio Campos (DEM). O ex-governador tem a concessão da TV Cidade Verde, afiliada da Band, estimada em R$ 2,9 milhões. Ao todo, entre os ocupantes de cargos no Congresso eleitos no último dia 3, o patrimônio declarado em veículos de comunicação é de R$ 15 milhões. A lista encabeçada por Julio é seguida pelos irmãos Roseana (DEM) e Zequinha Sarney (PV), filhos do ex-presidente José Sarney (DEM). A família tradicionalmente política também é conhecida no ramo da comunicação.
De acordo com a legislação, titulares de cargos públicos, tanto no Executivo como no Legislativo, podem ser sócios de emissoras de rádio e TV, cuja concessão é cedida pelo Poder Público, desde que não estejam à frente da gestão destes veículos. No entanto, durante a campanha eleitoral, a posse de veículos, em tese, pode ajudar a dar um “empurrãozinho” na popularidade dos candidatos. Caso se configure a utilização das emissoras para a autopromoção, a Justiça Eleitoral pode condenar o concorrente ao cargo eleitivo por crime de abuso de poder econômico, por exemplo.
Foi o que aconteceu com o deputado federal Pedro Henry (PP), que teve sua inelegibilidade declarada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acusado de tentar promover a candidatura de seu irmão, Ricardo Henry (PP), à Prefeitura de Cáceres, por meio da TV Descalvados, de propriedade da família. Diante da condenação, o parlamentar ainda tenta reverter a situação na Justiça Eleitoral para poder se considerar reeleito, já que, mesmo com o registro de candidatura negado, recebeu mais de 81 mil votos nestas eleições.
Em Mato Grosso, o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) também possui proprietários de veículos de comunicação em sua família. Apesar dele próprio não ser o titular das concessões, sua esposa, Roseli Barbosa, acumula em seu nome emissoras de rádio e TV no Estado.
No cenário nacional, nomes conhecidos pelo eleitorado em todo o país engrossam a lista de empresários da comunicação, como as famílias dos senadores Sarney, Jader Barbalho (PMDB-PA) e Renan Calheiros (PMDB-AL). Além disso, os deputados federais Antônio Bulhões (PRB-SP) e Arolde Oliveira (DEM-RJ), que também possuem emissoras de rádio ou TV, integram a comissão de Comunicação da Câmara Federal, responsável por aprovar as renovações das licenças.