Mais um frigorífico da JBS foi fechado no interior de São Paulo. Na quinta-feira, 24, o grupo desativou a unidade de Guararapes, no noroeste paulista, e demitiu 90 funcionários.
Eles trabalhavam na produção de charque desde 2011. A JBS alegou que o prédio precisava de uma reforma e optou pelo fechamento porque o custo da reforma seria alto.
O prédio era arrendado e, segundo a JBS, havia necessidade de adequações na infraestrutura da unidade. A produção de charque foi transferida para a unidade do grupo em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo.
O início: A JBS nasceu em 1953 com a Casa de Carne Mineira, de José Batista Sobrinho, em Anápolis (GO). Em 1957, começa a fornecer carne para os canteiros de obra de Brasília. Nos anos 70, ocorre a compra do primeiro abatedouro, em Formosa (GO). Nesse ano surge a marca Friboi.
O grupo já iniciou negociações com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação para tratar do pagamento dos direitos trabalhistas dos 90 demitidos.
Em nota, a JBS diz que “negociou com o sindicato da categoria benefícios além do que é previsto na legislação”. A nota não esclarece quais são os benefícios e se alguns funcionários demitidos serão transferidos para a unidade de Santana de Parnaíba.
JBS – Seara e Friboi: Pedido de CPMI foi protocolado por mais de 200 assinaturas, segundo deputado