Depois de receber o aval do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) em dezembro de 2015 para deixar os quadros do PSD, sem risco de ter o mandato questionado na Justiça Eleitoral e ficar por mais de 2 meses sem partido, a deputada estadual Janaina Riva, assinou, nesta quinta-feira (10), sua filiação ao PMDB. O ato foi realizado em Brasília na presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e do presidente estadual da sigla no Estado, deputado federal Carlos Bezerra e outras lideranças peemedebistas.
Janaina decidiu deixar a legenda fundada e presidida por seu pai em Mato Grosso, o ex-deputado José Riva, depois que o vice-governador Carlos Fávaro (ex-PP) assumiu a presidência do PSD e levou o partido para a base governista de Pedro Taques (PSDB). A família Riva é desafeto político declarado de Taques com registros de vários embates durante as eleições de 2014.
Com a mudança do programa partidário do PSD, o procurador regional eleitoral, Douglas Guilherme Fernandes, em novembro do ano passado emitiu parecer a favor de Janaina para deixar o partido sem risco de ter o mandato contestado. Em dezembro, o Tribunal Regional Eleitoral também liberou a parlamentar para se desfiliar da sigla social-democrata.
Ela assinou sua filiação ao partido do vice-presidente da República, Michel Temer, na sede do diretório nacional da agremiação em Brasília. Janaina disse que o partido abre para ela um leque de oportunidades na busca de recursos às suas bases partidárias. “Foi uma escolha muito bem pensada pois acredito que o PMDB tem muito a acrescentar com meus projetos futuros de trabalho por Mato Grosso”, disse.
Michel Temer deu as boas vindas à parlamentar e ressaltou que a única deputada eleita para a atual legislatura na Assembleia Legislativa de Mato Grosso tem muito trabalho pela frente. “Agora é mãos à obra”, resumiu Temer.
Também participaram do ato o deputado estadual Silvano Amaral, o lider da bancada do PMDB no Congresso, senador Eunicio Oliveira, o diretor de Gestão de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Rodrigo Rodrigues, e o deputado federal Valtenir Pereira, que aderiu ao partido nesta quarta-feira.