IPI menor ajudou varejo a vender mais em junho, diz IBGE

Data:

Compartilhar:

 

O efeito da medida do governo de reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) foi o diferencial do desempenho do comércio varejista no mês de junho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

A alta de 1,5% na passagem de maio para junho, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada nesta quinta-feira (16), foi impulsionada pelo crescimento das vendas de móveis e eletrodomésticos (5,3%), após queda de 3,3% no mês anterior, e de automóveis e motos, partes e peças (16,4%), aceleração frente aos 3,5% registrados em maio, para a mesma base de comparação.
 

Segundo o gerente da PMC, as medidas de incentivo do governo demonstram que o resultado esperado foi alcançado. 

— Agora temos de aguardar para ver se a aceleração será mantida.

Com os eletrodomésticos e automóveis vendidos a preços menores o consumidor deixou de comprar produtos de informática e comunicação, principalmente celulares, mudando seu foco de interesse para as mercadorias que apresentaram queda de preço expressiva.

Isso explica em parte o recuo de 8,9% do grupo de materiais para escritório, informática e comunicação, na comparação com ajuste sazonal. Pereira ressalta, entretanto, que esta atividade, a única com resultado negativo (-0,8%) na passagem do mês, apresentava resultados positivos de dois dígitos desde abril de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...