São Paulo acaba de ganhar mais uma iogurteria. A Zebra Zero, localizada nos Jardins e inaugurada na última sexta-feira (20), chega para confirmar que os frozen yogurts caíram mesmo no gosto dos brasileiros. O segredo desse sucesso envolve uma fórmula infalível: muito sabor com poucas calorias.
O diretor executivo da Zebra Zero, Renato Duprat, explica que o frozen é um produto natural, tão ou mais gostoso que um sorvete, e com o benefício de ter 0% de gordura.
E, de fato, pelo ponto de vista nutricional, o frozen fica na frente dos outros sorvetes (o que anima qualquer um que se preocupa com a silhueta). Enquanto uma bola de sorvete de creme (60 g) tem cerca de 102 calorias e 15% de gordura saturada, os produtos à base de iogurte tem metade das calorias e 0% de gordura.
Um dos fundadores da Yoguland, Rafael Soares explica que, além das poucas calorias, outros benefícios são atrativos da delícia.
– É um alimento rico em cálcio e fibras solúveis, que favorecem o sistema digestivo e que têm baixo teor de lactose.
E nem o frio afasta as pessoas das iogurterias. Soares conta que, no inverno, o movimento caiu apenas 30%, e que chega a vender até 700 porções diárias em tempos mais quentes. A marca até desenvolveu sabores especiais para a época, o café e o blueberry. Na Yogofruitti, o sabor cappuccino chegou para agradar aos mais friorentos.
Para brasileiros, sabores tropicais!
Enquanto as outras sorveterias apostam em caldas quentes, marshmallow, confeitos, farofas e outras delícias extremamente calóricas, os acompanhamentos dos frozen, chamados de toppings, também são bem mais leves, como frutas e até caldas sem açúcar. Na Yoguland, a combinação mais pedida é o sorvete com pedaços de morango. Em seguida, as escolhas mais populares são banana, kiwi e as caldas de amora, chocolate ao leite e chocolate branco.
Na Yogurberry, todas as coberturas industrializadas foram substituídas por caldas feitas artesanalmente, sem corantes ou conservantes.
Essas iogurterias também apostam em outras receitas com o frozen, como os smoothies. São bebidas feitas com o produto e batidas com frutas.
A má notícia sobre estas delícias é que fica difícil preparar em casa, já que é preciso ter uma máquina industrial específica. No entanto, algumas marcas de iogurte já permitem que, congelando o potinho, você consiga um frozen também. Mas é preciso ficar atento às especificações de cada um, pois se for um iogurte integral ele pode conter gordura, ao contrário do frozen.