Em três duelos contra times comandados por treinadores provisórios em 2009, o Timão conseguiu apenas uma vitória, 3 a 1 contra o São Paulo. Perdeu para o Palmeiras por 3 a 0, e empatou contra o Santo André por 1 a 1.
A vitória, aliás, veio sobre um São Paulo que vivia um momento conturbado. Em baixa no Campeonato Brasileiro, os jogadores sabiam que o auxiliar-técnico Milton Cruz não seria efetivado no cargo nem se vencesse o jogo. E Ricardo Gomes, que já estava contratado para o lugar de Muricy Ramalho, também não agradou a torcida, que gritou o nome do ex-comandante durante o duelo inteiro.
Naquele jogo, o Corinthians ainda dependia muito de Douglas e Cristian, e apenas cinco dos onze titulares que devem entrar em campo na próxima quarta-feira, contra o Flamengo, estiveram em campo: Felipe, Chicão, William, Elias e Ronaldo.
Justo a derrota sofrida contra o Palmeiras contou com o maior número de jogadores que devem entrar em campo no clássico da Libertadores. Estiveram naquele jogo sete dos onze que devem sair jogando na quarta: Felipe, Chicão, William, Jucilei, Elias, Dentinho e Ronaldo. Na ocasião, o Palmeiras foi comandado por Jorginho, então auxiliar de Vanderlei Luxemburgo, que assumiu o time quando o técnico foi demitido.
Muricy Ramalho já estava contratado para ser o novo treinador, mas foi Jorginho quem montou a equipe para aquela partida e a dirigiu do banco de reservas. O técnico contava com o apoio dos jogadores, que chegaram até a pedir que a diretoria o efetivasse.
Situação parecida vive o Flamengo atualmente. Após a recusa de Joel Santana, Rogério Lourenço, treinador da seleção brasileira sub-20 e das categorias de base do Rubro-Negro, surgiu como a solução mais imediata para tapar o buraco deixado por Andrade, mandado embora por não ter conseguido disciplinar o elenco.
Colocado no cargo pela presidente Patrícia Amorim, Lourenço conta com o apoio dos jogadores e da diretoria. O interino, inclusive, já afirmou que pretende seguir no comando do Flamengo, mas entende que o resultado nas oitavas de final da Libertadores será fundamental para que isso aconteça.
Neste domingo (25), o gerente de futebol do clube, Isaías Tinoco, disse que a diretoria já pensa em efetivar o técnico. Portanto, se quiserem que o interino continue no clube, os jogadores sabem que terão que passar pelo Corinthians no clássico brasileiro, que classifica um dos dois para as quartas de final do torneio continental.