Instituto Butantan diz que 276 cidades e 11 Estados já solicitaram a CoronaVac

Data:

Compartilhar:

O Instituto Butantan realizou nesta 5ª feira (10.dez.2020) uma cerimônia para anúncio de início da produção da CoronaVac no Brasil. O imunizante é feito em pareceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O evento contou com a presença do governador João Doria (PSDB), do diretor do Butantan, Dimas Covas, além de prefeitos de municípios de Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Butantan informou que, até o momento, governos de 11 Estados e 276 cidades já solicitaram a CoronaVac. Os Estados são: Acre, Pará, Maranhão, Roraima, Piauí, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul.

Doria reforçou que a vacinação em São Paulo será voltada a todos os brasileiros, não apenas aos paulistas. “Estamos dando as mãos a todos os brasileiros, de todos os Estados e municípios que desejam a vacina do Butantan. Faremos todos os esforços para garantir a vacina a todos que pedirem”, afirmou Doria.

“A imunização precisa começar o mais rápido possível. Imunizar é um ato de solidariedade, é um dever, é a obrigação de um governo responsável, que tem compaixão”, disse o tucano.

Doria ainda criticou declaração do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que afirmou que a análise dos preços é uma das variáveis a ser considerada na aquisição da vacina.

“Vi o ministro dizendo que depende do preço. Para salvar uma vida há análise de preço? Os países estão comprando vacinas de diferentes preços. Em que país estamos? Que país é esse que não dá valor à vida, à existência? O custo que tiver, pela necessidade que há, ministro, sai mais barato que o custo da internação ou da UTI”, declarou.

“Eu não recebi ligação do ministro da Saúde. O que nós desejamos do Ministério da Saúde é uma manifestação clara e escrita, divulgada nos meios de comunicação, de que a CoronaVac fará parte do plano nacional de imunização”, disse.

Dimas Covas saudou os prefeitos e governadores que manifestaram a intenção de adquirir a CoronaVac. Segundo ele, os chefes dos Executivos de fora de São Paulo querem que o Ministério da Saúde financie a compra do imunizante.

“Agradeço aos prefeitos e aos 11 governadores que manifestaram sua intenção. Eles querem que os princípios do SUS seja respeitado e o plano nacional de imunização seja respeitado incorporando essa vacina. Queremos essa vacina para todos os brasileiros e municípios com financiamento do nosso Ministério da Saúde. Se o ministro quiser, basta telefonar, eu colocarei prontamente as vacinas à disposição”, afirmou.

O diretor do Butantan disse ainda que há negociações em curso para fornecer a vacina a outros países da América Latina, como Peru, Uruguai, Honduras e Paraguai.

“Existem não apenas planos, mas inclusive negociações em curso. Estive na Argentina na semana passada e adiantamos protocolo inicial de intenções para fornecimento de 10 milhões de doses. Não assinamos, mas já temos o entendimento. Temos conversas semelhantes com Peru, Uruguai, Honduras, Paraguai e Opas [Organização Pan-Americana de Saúde], que abriu uma concorrência solicitando propostas. Estamos preparando as documentações”, declarou Covas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...