Influência em outros poderes compromete democracia, diz Riva

Data:

Compartilhar:

Após empossar Pedro Taques como governador de Mato Grosso, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD) afirmou que a influência do pedetista em outros poderes pode comprometer a democracia. A declaração, dada em entrevista coletiva, faz alusão à inconstitucionalidade da lei que destinava 50% do Fethab aos municípios e à suspensão da indicação do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Para Riva, os 2 episódios mostram com clareza a influência do governador na Justiça. Ele acredita que isso se repita em outras ocasiões. “Uma pessoa muito forte, que exerça muito domínio sobre instituições pode passar, em algum momento, a comprometer a democracia. Quando ele [Taques] entrou na parada, sabíamos que a indicação da Janete [Riva, ao TCE] ficaria inviabilizada, assim como o Fethab e outras coisas que irão acontecer. Ele tem muita força na Justiça”.

Por conta disso, o parlamentar se mostrou preocupado com o futuro de Mato Grosso, mas ao mesmo tempo otimista. “Taques foi muito feliz em dizer que se não houver oposição não é democracia, é tirania. Disse a ele que continuo com minhas convicções, mas que ele pode contar comigo como um cidadão mato-grossense, como sempre fiz. Fazer oposição não é atrapalhar. O estado só vai bem se sentarem na mesma mesa, para discutir, oposição e situação”.

Na despedida, o pessedista salientou que torce para o novo governador consiga fazer um bom mandato. “Pedro Taques é o governador de todos os mato-grossenses. Vou torcer pra ele e fazer minha parte. As orientações ao PSD é que seja um partido vigilante, que ajude na construção deste Estado, mas que mantenha a oposição. Não faremos a oposição destrutiva. Faremos no sentido de ajudar o Estado”.

Deputado por 5 mandatos, Riva deixa de ser deputado em fevereiro deste ano, ao final da legislatura. O pessedista destacou que nem por isso pretende deixar de ser político. “Quem é político nunca deixa de ser, com ou sem mandato. Vou procurar ficar o mais distante possível, até porque minha filha [deputada estadual eleita, Janaína Riva] não precisa da minha presença permanente”.

Riva pretende manter seus negócios na iniciativa privada e destacou que leva, da vida pública, muitas alegrias e nenhuma mágoa. “Lógico que as coisas ruins aparecem mais, os erros são mais visíveis do que os acertos. Olho para os avanços e me sinto satisfeito. Em que pesem as críticas, a AL é um poder respeitado, em que os instrumentos de cidadania funcionam”. (Colaborou Laura Nabuco)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...