Indicação para estatais é prerrogativa do Executivo, afirma Dilma

Data:

Compartilhar:

A escolha de nomes para cargos em empresas públicas e autarquias é prerrogativa do Executivo, assim como a indicação de ministros, defendeu nesta terça-feira a presidente Dilma Rousseff, diante da proposta dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de submeter ao Congresso nomes indicados.

Para a presidente, a autonomia entre os Poderes deve ser respeitada. “Nós consideramos que a nomeação de estatais, de ministérios e de autarquias é prerrogativa do Executivo”, afirmou a presidente após lançamento de plano agrícola 2015/16, ao ser questionada por jornalistas se o projeto não fere a prerrogativa do Executivo.

“Não nos precipitemos, vamos avaliar”, disse Dilma.

Renan e Cunha assinaram, na segunda-feira, o anteprojeto da Lei de Responsabilidade das Estatais, que prevê, entre outros pontos, que as nomeações de presidentes de estatais sejam submetidas ao Senado.

O anteprojeto será discutido em uma comissão formada por deputados e senadores durante 30 dias para a produção de uma proposta, que pode ser votada ainda antes do recesso parlamentar de julho.

(Por Maria Carolina Marcello)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas