Um incêndio em uma fazenda localizada entre as cidades de Marcelândia e Peixoto de Azevedo (696 km ao Norte), que teve início na última quarta-feira (21), começará a ser combatido só nesta terça, com a chegada da Defesa Civil e Brigada de Incêndio.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo de Marcelândia, Sirlene Juliane, a queimada foi proposital. A secretaria tomou conhecimento do incêndio quando uma equipe da pasta sobrevoava a região, para vistoriar outra fazenda que trabalha com manejo sustentável.
A fazenda onde está ocorrendo a queimada, segundo Sirlene, não é georeferenciada, porém o foco de incêndio também pôde ser constatado nas imagens de satélite. A secretária afirmou que no dia da descoberta, havia 23 focos de queimada no mesmo local; hoje, devido ao vento, o número aumentou para 330.
Outras informações apontam que o foco teria começado na Fazenda Eldorado do Xingu, a 165 km de Marcelândia, e, com o tempo, se espalhado pela região, próximo à Fazenda Santa Emília.