De origem genética, a doença celíaca é uma condição caracterizada pela intolerância do organismo ao glúten, mais especificamente à gliadina, uma proteína presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e em cereais utilizados na produção de alimentos e bebidas industrializadas.
A doença celíaca é autoimune, atinge cerca de 1% da população mundial e provoca um processo inflamatório no intestino delgado do paciente quando ele consome glúten, prejudicando assim a absorção dos alimentos, dos sais minerais e de outros nutrientes.
Sintomas de intolerância ao glúten
Os sinais de intolerância ao glúten podem variar de pessoa para pessoa, mas os sintomas mais comuns da doença celíaca são:
Dores abdominais
Dores nas articulações
Dores de cabeça
Azia
Diarreia
Presença de gordura nas fezes
Inchaço
Náusea
Flatulência
Cólicas
Ansiedade
Fadiga
Irritação na pele
Queda de cabelos
Perda de peso
Doença celíaca tem tratamento?
O tratamento da doença celíaca não requer nenhum medicamento específico, mas sim a suspensão total e permanente do glúten da dieta. Pães, bolos, macarrão, bolachas, pizza e outros alimentos ou bebidas que possuam o glúten na sua composição ou fabricação precisam ser evitados.
O glúten, porém, pode ser substituído por farinha de arroz, amido de milho, farinha de mandioca, fubá, fécula de batata, trigo sarraceno ou quinoa nas preparações.
Saúde e alimentação
Essa é a forma certa de preparar brócolis se você quer prevenir câncer
Beber suco de agrião é o mesmo que blindar seu corpo contra 5 doenças
Azeitona previne câncer de mama e te dá outros 5 motivos para consumi-la