A Renovação Carismática Católica, órgão ligado à Arquidiocese de Cuiabá, promove, neste domingo (25), um evento para debater a fé e a política partidária. O "Primeiro Encontro do Ministério Fé e Política" será realizado no Centro de Evangelização Santa Rita, na Rua 13 de Junho, esquina com a Avenida Dom Bosco, no Centro da Capital.
Com a presença de liderança políticas – entre elas, o senador Pedro Taques (PDT), que, segundo sua assessoria, já confirmou presença -, os religiosos pretendem discutir pré-candidaturas para as prefeituras e câmaras municipais de Cuiabá e Várzea Grande.
Haverá mesa-redonda com palestrantes especialmente convidados, como o coordenador nacional do Ministério Fé e Política, Sérgio Carlos Zavaris, o padre Paulo Ricardo, sacerdote ordenado em Roma, pelo João Paulo II, e que, recentemente, se envolveu em uma polêmica na Igreja Católica da Capital, quando colegas pediram seu afastamento da Arquidiocese.
A ideia do projeto é "formar a consciência ética, política e cívica dos cidadãos carismáticos". Com o tema "A Participação dos Leigos no Mundo da Política como Atividade Missionária”, o evento será aberto a toda população.
A organizadora do encontro, Giovanna Caseli, informou, por meio de nota, que, diante da complexa realidade atual, o cristão não pode ficar inerte e ver a classe política, em sua maioria, aprovar leis e destinar recursos públicos para “financiar a cultura da morte, a banalização da estrutura familiar e o esquecimento dos valores cristãos".
Segundo Caseli, a implantação do Ministério Fé e Política não têm por intenção a promoção de candidaturas de membros da Igreja, já que estas serão fruto do trabalho de conscientização e formação da cidadania.
“O Ministério Fé e Política é muito mais que a indicação de candidatos do movimento. Existimos, primeiramente, para formar e conscientizar o povo de Deus acerca de seu papel frente aos desafios do mundo temporal, que tem sofrido tanto pelos pecados sociais”, disse a coordenadora.
O encontro terá início às 7h30, com término às 17h, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Marcos de Oliveira, da Congregação Sagrado Coração de Jesus (SCJ).