Identificação biométrica atinge 71 mil eleitores em MT

Data:

Compartilhar:

 

Mesmo com apenas 8 municípios aptos a utilizar a tecnologia que identifica o eleitor pelas impressões digitais na hora de votar, Mato Grosso é o Estado do Centro-Oeste com a maior quantidade de cidades cadastradas pela Justiça Eleitoral. Os vizinhos Mato Grosso do Sul e Goiás têm respectivamente 6 e 4 municípios aptos a realizem uma eleição 100% biométrica. Contudo, o Estado aparece na outra extremidade, em último no ranking, quando o assunto é a quantidade de eleitores que vão usufruir da tecnologia: 71.032 eleitores, diante de 73.104 eleitores sul-matogrossenses e 881.526 em Goiás.

A Justificativa é que em Mato Grosso os municípios de Acorizal, Campo Verde, Chapada do Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Ponte Braca e Vale do São Domingos, que tiveram os eleitores cadastrados pela Justiça Eleitoral, são todos de pequeno porte e concentram uma pequena parte do eleitorado mato-grossense. A meta é em 2014 expandir a biometria para metade do eleitorado e em 2016 atender a totalidade.

Por outro lado, em Goiás, a capital Goiânia que concentra a maior parte do eleitorado daquele estado está entre os 4 municípios que vão usar a tecnologia. As urnas biométricas são os modelos mais avançados e garantem mais segurança ao processo eleitoral através do reconhecimento facial e das 10 impressões digitais das mãs de cada um dos eleitores cadastrados.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de outubro próximo, a tecnologia será utilizada em 299 cidades brasileiras, estando aptos a serem identificados pela biometria exatos 7.771.692 eleitores. Nos Estados de Alagoas e Sergipe, praticamente todo o eleitorado será submetido à identificação pelas digitais na hora de votar. Nas capitais Curitiba-PR, Goiânia-GO e Porto Velho-RO a biometria também atingirá quase todos os eleitores.

O número foi divulgado pela coordenação do projeto de identificação biométrica do eleitor após o processamento e a auditoria do cadastro de eleitores, encerrados em julho último. O projeto é desenvolvido pela Justiça Eleitoral desde 2007 e, até o momento, apenas os Estados do Amazonas e de Roraima e o Distrito Federal ainda não iniciaram a revisão eleitoral para uso da biometria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY