Bolsas de países asiáticos e europeus passaram a segunda-feira no vermelho, após Trump anunciar novas tarifas de importação para produtos chineses
- ECONOMIA
Do R7
Bovespa segue tendência de bolsas do exterior
Paulo Whitaker/Reuters – 29.10.2018A bolsa brasileira abriu esta segunda-feira (6) em queda, puxada pelo pessimismo que tomou conta do mercado de capitais em outros países com o anúncio de novas tarifas de importação dos Estados Unidos para produtos chineses.
O principal índice da B3, o Ibovespa, começou o pregão em baixa de mais de 1,3%.
No cenário interno, investidores aguardam com cautela a tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.
As bolsas asiáticas fecharam o pregão desta segunda-feira no vermelho. Na China, foi a pior queda dos índices em mais de três anos, quando começaram as disputas comerciais entre Washington e Pequim.
No domingo (5), o presidente dos EUA, Donald Trump, surpreendeu ao anunciar, no Twitter, novas taxações de produtos importados da China. As tarifas podem atingir um volume de US$ 200 bilhões em importações.
Os mercados europeus também reagiam mal ao longo do dia. O principal índice da bolsa francesa, o CAC 40, caía 1,93% faltando menos de 3 horas para o fechamento do pregão.
O Euronext 100, que reúne ações de empresas de vários países da Europa, 1,65%. O DAX, da bolsa de Frankfurt, registrava queda de 1,84%.
Em Londres, devido ao feriado bancário, a bolsa não operou nesta segunda.