Ibama deve se manifestar sobre suspensão da licença de usina em MTf

Data:

Compartilhar:

Fonte : Agência Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deverá apresentar até quinta-feira (28) sua manifestação sobre o pedido do Ministério Público Federal de suspensão da eficácia da licença de operação da Usina Hidrelétrica de Teles Pires. 

O prazo foi determinado pelo juiz Raphael Cazelli de Almeida Carvalho, da 8ª Vara da Justiça Federal em Cuiabá, Mato Grosso. O Ibama informou que atenderá à decisão judicial no prazo estabelecido. 

Em dezembro do ano passado, o MPF pediu a suspensão da licença de operação da usina até o julgamento da ação e até a execução de uma série de providências por parte do Ibama e da Companhia Hidrelétrica Teles Pires. 

O MPF pede a adoção de medidas concretas para garantia da qualidade da água em toda extensão do reservatório e área afetada pela instalação da hidrelétrica e a execução de programa de repovoamento das espécies de peixes da região. 

De acordo com o pedido da ação, o Ibama deve acompanhar a implementação dessas iniciativas e apresentar relatório detalhado sobre elas.

 Caso a Justiça acate os pedidos do MPF e a decisão judicial seja desrespeitada, o procurador da República Marco Antonio Ghannage Barbosa pede a aplicação de multa diária de R$ 100 mil à CHTP e de R$ 20 mil ao Ibama. Localizada na divisa entre os estados do Pará e Mato Grosso, a Usina Teles Pires tem capacidade instalada de 1.820 megawatts (MW), gerados a partir de cinco turbinas. 

É a maior usina do Complexo Teles Pires, formado por seis hidrelétricas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY