[email protected]
Reuters
Mato Grosso passou a ter 10 casos suspeitos do novo coronavírus. O mais recente é de um homem de 42 anos, que recebe acompanhamento médico em São José do Rio Claro (315 km a médio-norte de Cuiabá). O paciente voltou há poucos dias dos Estados Unidos e procurou atendimento na noite de sexta-feira (13), após apresentar sintomas semelhantes aos do coronavírus.
Segundo nota divulgada pela prefeitura, o homem tem febre, vômito e diarreia. Por ter voltado de uma área onde já há confirmações de coronavírus, ele foi isolado no Hospital Municipal para monitoramento durante 14 duas.
Já foram coletadas amostras de secreção para a realização do teste que detecta o vírus. Os profissionais de saúde que atendem o paciente utilizam material de proteção como luvas, óculos, máscara e avental descartáveis.
Apesar do clima de terror entre a população, a Prefeitura recomenda que “as pessoas procurem o hospital apenas em caso de urgência ou emergência” e que “o momento pede responsabilidade e cuidados, não pânico”.
Ainda não há previsão sobre o resultado do teste para coronavírus. Em Mato Grosso são investigados mais 9 casos suspeitos, sendo 6 em Cuiabá. Outros 7 pacientes já tiveram diagnóstico descartado.