Um homem de 47 anos foi detido na região central de Cuiabá e teria apanhado de populares depois que um sargento da Polícia Militar que estava à paisana considerou que ele estava em “atitude suspeita” na Rua 13 de Junho e o associou ao estuprador foragido que está sendo procurado pela Polícia de Mato Grosso e outros 2 estados sob acusação de pelo menos 29 estupros. Ao final, foi preciso reforço policial para impedir que o homem fosse linchado por populares que se aglomeraram no local com intuito de agredi-lo.
No boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar foi descartada a suspeita inicial de que ele seria o maníaco sexual bem como qualquer hipótese de crime. Pelas informações registradas no documento, ele seria morador do bairro Santa Helena e possivelmente, usuário de drogas. De acordo com a PM, ele não teria passagem criminal pela Polícia.
No registro da ocorrência também não foi relatada qualquer agressão. Fotos que circularam por aplicativos de celulares mostram o homem preso e algemado com as mãos para trás rodeado de policiais, inclusive de integrantes da tropa de cavalaria da PM. O local da ocorrência foi nas imediações da Surerintendência Regional do Dnit.
O fato foi registrado no final da tarde e apesar de ter sido esclarecida a situação, o homem continuava detido numa cela na 2ª Delegacia de Cuiabá, local onde os flagrantes são registrados. Ele ainda seria ouvido pelo delegado plantonista que pretendia ouvir alguma vítima do estuprador pra descartar completamente as suspeitas sobre o homem detido. O acesso de jornalistas ao homem na delegacia também não foi possível já que ele ainda precisava ser ouvido para depois ser liberado.
Entenda – Desde o dia 30 de março quando o criminoso Herley Nascimento dos Santos, 35, passou a ser procurado pela Polícia que divulgou fotos e um retrato falado dele, boatos e falsas informações começaram a circular em redes sociais e na internet sobre a ação do estuprador procurado em em Mato Grosso, Manaus (AM) e Rondônia (RO).
As falsas informações sobre paradeiro dele ou passagem por determinados bairros de Cuiabá e Várzea Grande têm provocado pânico na Grande Cuiabá. Os crimes atribuídos a ele estão sendo investigados em conjunto pelas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher da Capital e Várzea Grande, onde ocorreram 6 ataques, 4 em Cuiabá. Até a última segunda-feira (6), a Polícia já tinha recebido mais de 50 denúncias sobre o possível paradeiro do criminoso. Após a checagem, todas foram descartadas. (Colaborou Disney de Paula, da TV Record Cuiabá).