Hidrelétrica é multada por morte de peixes durante testes em MT

Data:

Compartilhar:

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires S/A recebeu uma multa de R$ 277 mil do Ibama em razão da morte de mais de 550 peixes em Mato Grosso, ocorridas durante testes em unidades geradoras de uma usina em construção.

 

A penalidade foi aplicada por fiscais do Ibama em Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá).

 

A hidrelétrica está sendo construída no Rio Teles Pires, afluente do rio Tapajós, na fronteira entre os estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT).

 

Conforme o Ibama, a fiscalização começou após uma denúncia, feita no final de setembro, na qual foi relatado o aparecimento de diversos peixes mortos rio abaixo das obras da usina.

 

Fiscais do instituto sobrevoaram a área da usina, conversaram com ribeirinhos e vistoriaram o empreendimento.

 

A partir das análises, a entidade constatou que os peixes teriam sido mortos devido a falhas nos procedimentos de resgate e pela ausência de dispositivos anticardumes adequados, para impedir a entrada dos peixes no canal de fuga.

 

A hidrelétrica teve que resgatar as espécies, com a realização de medição biométrica e descarte em local apropriado. A maioria dos peixes que morreram no local era composta de grandes espécies, como jaú, cachara e piraíba.

 

Além da multa pela morte dos peixes, o empreendimento também foi notificado a implantar sistema anticardumes definitivo, para evitar que novas mortes sejam registradas nos testes operacionais e nas paradas de manutenção das unidades geradoras.

 

Monitoramento

 

Os agentes do Ibama afirmaram que irão continuar monitorando as atividades dos diversos empreendimentos com licenciamento federal em Mato Grosso.

 

As denúncias referentes a inadequações ambientais devem ser feitas através do “Linha Verde”, pelo número 0800 61 8080.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY