Um dos destaques do Palmeiras no título paulista de 2008, Henrique disputou a primeira partida como titular desde que retornou ao clube diante do Grêmio, no último sábado (6). No começo da preparação para encarar o Vasco, o zagueiro evita reivindicar uma posição entre os 11, mas aprova um possível esquema com três defensores.
– Isso [a escalação], quem decide é o Felipão. Independente de quem ele escolher, nós temos que obedecer. Para mim, está em aberto.
Henrique ganhou sua primeira oportunidade entre os titulares ao lado de Maurício Ramos em função da expulsão de Thiago Heleno contra o Coritiba. No duelo com o Vasco, válido pela Copa Sul-Americana, o treinador conta com o retorno do defensor, considerado titular.
Henrique foi apresentado no último dia 19 de julho e preferiu não estabelecer uma data para entrar em campo, já que estava sem ritmo de jogo.
Após jogar os 90 minutos diante do Grêmio, ele se disse surpreso e elogiou seus preparadores físicos, além dos companheiros em campo.
– Eles [preparadores] me ajudaram bastante e isso facilitou.
Uma saída para aproveitar Maurício Ramos, Thiago Heleno e Henrique é armar o time no esquema 3-5-2, formação utilizada pelo técnico Luiz Felipe Scolari na campanha do pentacampeonato com a seleção brasileira, em 2002.
A possibilidade é vista com bons olhos por Henrique, recém-chegado do futebol espanhol.
– Já joguei com três zagueiros, inclusive lá fora, e não tive nenhuma dificuldade. A decisão é do Felipão. Se ele optar por isso, não teria problema nenhum.
Após o empate sem gols diante do Grêmio, o Palmeiras tem uma série de três jogos contra o Vasco. Na quinta-feira (11), encara o adversário no Rio de Janeiro, no primeiro jogo da Copa Sul-Americana.
No domingo (14), o cenário é o mesmo, mas pelo Campeonato Brasileiro. Já a partida de volta pelo torneio continental será na quarta-feira (17), em São Paulo.