Encerrado o primeiro dia de competição dos saltos, para classificação individual e por equipes, o Brasil ficou na terceira colocação no Pan. Os brasileiros voltam nesta quinta-feira (27) ao Guadalajara Country Club para mais dois percursos às 13h e às 17h, pelo horário de Brasília, e a definição das medalhas por país. Na disputa individual, os 25 melhores conjuntos se classificam para a final de sábado (29).
Doda Miranda explicou que os brasileiros não exigiram dos animais no primeiro dia, porque esta quinta-feira (27) será “longa”.
– Terminamos em terceiro, mas temos toda condição de chegar à medalha de ouro por equipes.
A liderança parcial por equipes está com os Estados Unidos, seguidos pelo México e pelo Brasil.
No individual, a norte-americana Elizabeth Madden é a primeira na classificação. Bernardo Alves é primeiro dos brasileiros, na oitava colocação, seguido por Doda Miranda e Rodrigo Pessoa.
Na primeira prova, na quarta-feira (26), disputada em pista desenhada por Javier Fernández, as faltas foram convertidas em tempo (quatro segundos), a ser acrescentado naquele gasto no percurso de 14 obstáculos em cada um dos conjuntos.
Bernardo foi o melhor
Rodrigo Pessoa, com o cavalo Ashley, fez pista limpa no tempo de 83s28 (ficou em décimo lugar). Na sequência, Karina Johannpeter, com Dragonfly, fez uma falta e fechou com 88s57, na 22ª colocação. Bernardo Alves, com Bridgit, também fez uma falta, mas compensou tirando tempo no percurso – teve soma de 81s72, para o oitavo lugar. Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, com Norton, também cometeu uma falta e teve tempo de 82s78 – nono colocado.
O hipismo brasileiro tem 20 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo 11 na modalidade saltos.