Grupo do PDT tenta anular convenção partidária

Data:

Compartilhar:

O militante do PDT de Cuiabá, Benedito Santana de Arruda, o "Dito La Bamba", promete ingressar, ainda nesta sexta-feira (28), com mandado de segurança na Justiça para anular a convenção do diretório estadual do partido marcada para este sábado (28). Uma chapa única está inscrita e deve eleger o senador Pedro Taques presidente do diretório estadual.

O argumento para reivindicar a nulidade da convenção no Judiciário é uma eventual ilegalidade que pode ser conferida no artigo 38 do estatuto do PDT.

"Para acontecer uma convenção,  precisa de 20% dos diretórios organizados nos municípios. Em Mato Grosso, estamos com 124 comissões provisórias e nenhum diretório constituído. Estão ferindo de morte as leis do partido", declarou Dito La Bamba, em entrevista ao Midianews

Ele ainda destacou que, se não houver julgamento em tempo hábil do mandado de segurança, vai ingressar com novos recursos. "Se a convenção acontecer, vou ingressar com ação declaratória. Estão conduzindo o partido de forma equivocada", disse.

A convenção do PDT ocorrerá a partir das 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, no bairro Coophema, e deverá eleger, para um mandato de dois anos, os membros titulares e suplentes do Diretório Estadual. 

O pleito também elegerá os titulares e suplentes do Conselho Fiscal e a comissão de Ética Partidária contemplando obrigatoriamente regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Leste,Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste, Centro-Oeste, Centro.

Além de Mato Grosso, a direção nacional do PDT convocou eleições para os diretórios estaduais do Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande de Norte e Rio Grande do Sul. Desses Estados, a eleição foi realizada apenas no Ceará e Rio Grande do Norte. As demais devem ocorrer até dezembro.

edital de convocação para inscrição das chapas da convenção foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 13 de outubro deste ano e também no jornal de circulação diária Folha do Estado. De acordo com o edital, o prazo para a inscrição das chapas encerrou-se no dia 24 de outubro, às 18h. Apenas a chapa "Leonel Brizola vive" se inscreveu.

Outro lado

A assessoria de imprensa do senador Pedro Taques alegou que a convenção ocorre em virtude de resolução do diretório nacional, que encaminhou as diretrizes e tem a participação do PDT de todas as regiões do Estado.

Ressaltou, ainda, que o secretário-geral do PDT, Manoel Dias, vai participar do ato partidário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas