O efeito Ronaldinho Gaúcho já causa impacto no Grêmio. O clube estuda ações de marketing em todas as frentes para alavancar seus lucros caso a contratação seja realmente efetivada, o que parece bastante próximo. E uma delas é a criação do produto Ronaldinho Gaúcho. Não só a marca Grêmio, naturalmente associada ao atleta, será trabalhada, mas algo específico, com o nome do craque.
Segundo um dirigente que está entre os condutores do plano de marketing que viabiliza o retorno de Ronaldinho, uma linha de acessórios do jogador deverá ser criada. Além disso, o contrato de quatro anos que pode ser assinado faz com que o Grêmio aproveite a imagem do atleta para associá-la à futura Arena. Libertadores e Renato Portaluppi são outros fatores que já estão sendo tratados como produtos de marketing.
Nessa quarta-feira (23), em entrevista ao Correio do Povo, o presidente Paulo Odone garantiu que entre Grêmio e Assis, empresário e irmão de Ronaldinho, está tudo acertado.
– Falta o Milan definir a liberação. Não vamos falar em prazos, pode ser antes do Natal ou em janeiro, quando ele poderia assinar um pré-contrato.
Questionado se tem convicção de que, vindo para o Brasil, o jogador vai vestir a camisa do Grêmio, Odone foi enfático: "Tenho".
As bases salariais e os percentuais que o jogador teria direito sobre as receitas publicitárias geradas pela sua imagem também estariam definidas. O Milan já teria acenado com a liberação, mas Assis vai à Itália nos próximos dias negociar diretamente com os dirigentes do clube.
No centro do País, ainda se fala na tentativa de Flamengo e Palmeiras em ter Ronaldinho. O Grêmio pode estar trazendo o zagueiro Coates, que pertence ao Nacional de Montevidéu.