Termina nesta quarta-feira (2) o prazo de vacinação contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína. Crianças de dois a quatro anos de idade, adultos de 30 a 39 anos e grávidas devem ir a um dos 36 mil postos espalhados pelo país – apesar de a campanha ter sido prorrogada algumas vezes, a expectativa é que ela acabe mesmo amanhã.
Tire suas dúvidas sobre a vacina
Um detalhe importante para a vacinação de crianças é que a dose será dividida em duas. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda parte da vacina.
O Ministério da Saúde também recomenda a Estados e municípios que não cumpriram metas de grupos específicos, como crianças de seis a dois anos, doentes crônicos e jovens, também permitam que essas pessoas se vacinem até essa data. Até a manhã desta terça-feira (1º), 70,3 milhões de pessoas tomaram a dose, o que coloca o país próximo da meta de imunizar 80% do público-alvo.
O objetivo foi alcançado para profissionais de saúde, crianças de seis meses a dois anos, portadores de doenças crônicas e indígenas. Para o público de 20 a 29 anos, de acordo com o governo, o índice está bem próximo da meta, com 79,5%. Mas nos adultos de 30 a 39 anos a cobertura é de apenas 54% e nas grávidas, 70%.
Do começo de 2010 até o dia 8 de maio, 540 pessoas foram internadas em hospitais do país por causa dessa gripe.