Gravidez psicológica: especialistas esclarecem mitos e verdades

Data:

Compartilhar:

Estima-se que uma em cada 22 mil gestações não seja real. Estamos falando da pseudociese, nome científico para a gravidez psicológica. A condição, hoje rara, já foi mais comum. “As mulheres eram criadas para serem mães e, quando passaram a expandir seus valores, a maternidade deixou de ser seu principal objetivo, o que reduziu a incidência da pseudociese”, aponta Renata de Camargo Menezes, ginecologista especialista em reprodução humana e diretora da Clínica Engravide, em São Paulo.

Mas o quadro ainda existe, é claro. Em 2013, uma mulher foi operada no Rio de Janeiro ao chegar no pronto-socorro apresentando sinais de trabalho de parto. Ao tentar retirar o bebê, a surpresa dos médicos: não havia nada ali e o útero estava pequeno, intacto.

Isso porque a gravidez psicológica cria uma certeza definitiva de que a mulher está grávida. E nada, nem testes negativos de gravidez, nem ultrassons vazios, abalam essa convicção. Veja a seguir algumas afirmações sobre o assunto e o quanto de verdade há nelas.

A gravidez psicológica é um desejo intenso de ser mãe

Parcialmente verdade. Não basta apenas querer muito engravidar para passar pelo quadro. “É preciso ter tendências a ter alguma psicopatia que suporte esse delírio e negação da realidade”, explica Gabriela Malzyner, psicóloga mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Por outro lado, a frustração por não conseguir engravidar – e muitas vezes, por não atender pressões externas – podem criar um caldeirão emocional que culmine na pseudociese. É o caso, por exemplo, de mulheres com históricos de abortos espontâneos. “A mulher que revive esse estresse continuamente tem uma probabilidade maior de ser acometida por esse distúrbio grave”, destaca Renata.

A gravidez psicológica pode fazer o seio produzir leite

Verdade. Isso porque o estado emocional da paciente influencia no corpo todo, incluindo o sistema reprodutor. “Os neurotransmissores envolvidos no estresse podem alterar a produção de hormônios como a prolactina e o LH, que simulam uma gravidez”, explica Renata.

A ação da prolactina pode distender o intestino – e fazer a barriga parecer maior – e até fazer o seio produzir leite. O LH (hormônio luteinizante), por sua vez, tem estrutura parecida a do beta HCG, o hormônio produzido pelo corpo da mulher quando a gestação ocorre de fato. Os sintomas podem ainda incluir o atraso da menstruação, sentir movimentos do bebê na barriga e até contrações como as do trabalho de parto.

O medo de engravidar pode fazer a gravidez psicológica aparecer

Parcialmente verdade. “O medo de estar grávida deve ser diferenciado da pseudociese verdadeira”, aponta Renata. Isso porque o período lúteo, que são os 15 dias que antecedem a menstruação e que, numa gravidez, representariam o momento em que o embrião está sendo implementado no útero, é também a fase da TPM.

Ou seja, a mulher também pode apresentar enjoo, inchaço – sintomas típicos da tensão pré-menstrual – e, por conta da tensão, até o atraso da menstruação. Mas, com o exame negativo, a situação tende a passar.

O teste de gravidez pode dar positivo

Mito. Apesar da ação de alguns hormônios, o beta HCG, que é o hormônio medido nos testes de gravidez de farmácia e sangue, não aparece em circulação nos casos de gravidez psicológica.

A gravidez psicológica passa sozinha

Mito. Mesmo que tudo indique que não há uma gestação real, a mulher nesta condição não consegue encarar sozinha a realidade. Uma abordagem multidisciplinar deve entrar em cena. “O tratamento exige acompanhamento médico para atestar a ausência da gestação, além do psiquiátrico e psicólogo, que são essenciais para identificar e trabalhar as causas dessa condição”, explica Mariana Bonsaver, psicóloga da Pro Matre Paulista.

psicoterapia também é fundamental para que a mulher mobilize recursos próprios para lidar com seus conflitos. Em alguns casos, remédios são indicados para regularizar a menstruação, interromper a produção de leite e até medicamentos psiquiátricos podem ser prescritos.

O quadro pode impedir uma gestação de verdade

Verdade. “Se há uma alteração nesses hormônios provocada pelo estresse, a mulher pode não conseguir engravidar”, destaca Renata, que lembra que o estresse é uma das principais causas da infertilidade. Ou seja, isso vale mesmo para as mulheres que não desenvolvam uma gravidez psicológica. “Normalmente a ansiedade atrapalha muito a gravidez”, realça Antonio Pera, ginecologista especializado em gestações de risco de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...