O futebol brasileiro, conhecido pela alta rotatividade de treinadores, começará 2011 com um cenário incomum. Todos os grandes times iniciarão a próxima temporada com os técnicos confirmados em 2010.
Outra novidade é que, exceção a Adilson Batista que foi contratado pelo santos antes do fim do Brasileirão, mas não assumiu a equipe, todos os comandantes já estavam à frente de suas equipes no final do torneio.
No final de 2009, cinco dos 12 principais times do país trocaram de treinador antes do início da temporada seguinte. A dupla gaúcha é um exemplo desta movimentação.
Enquanto o Grêmio terminou um ano com Marcelo Rospide e iniciou o outro com Silas, o Internacional substituiu Mário Sérgio pelo uruguaio Jorge Fossati.
Outro time que trocou de treinador antes de começar a temporada de 2010 foi o Atlético-MG. Celso Roth fez uma boa campanha levando a equipe a um sexto lugar no Brasileirão, mas perdeu a vaga para Vanderlei Luxemburgo.
A saída de Luxa do Santos acabou trazendo bons frutos para a time da Vila Belmiro, já que para seu lugar chegou Dorival Júnior que montou a equipe campeã paulista e da Copa do Brasil em 2010.
O treinador foi o responsável pelo acesso do Vasco para a Série A e foi substituído por Vagner Mancini que não fez uma boa campanha no comando do time carioca.