Karine Miranda/ GD
O secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi (PSB), afirmou que o Governo do Estado vai priorizar o pagamento da folha salarial relativa ao mês de fevereiro, em detrimento da parcela da dívida com o Bank Of America, caso seja necessário.
A prioridade do pagamento dos salários é avaliada caso o Estado não consiga arrecadar o suficiente para pagar ambos os compromissos financeiros, segundo Russi.
Mayke Toscano/Gcom-MT Governo vai priorizar salários, ao invés de dívida, diz secretário |
A parcela da dívida, no montante aproximado de R$ 120 milhões, tem que ser paga até a quinta-feira (9). Já a folha do funcionalismo, que soma cerca de R$ 600 milhões, tem que ser quitada até dia 10.
“Dependemos da receita diária. Agora, o governador falou que, se precisar atrasar ou não pagar a divida com o banco para honrar os salários dos servidores, ele vai fazer isso”, disse Russi.
Sem o pagamento das parcelas com o Bank of América em dia, o Estado pode perder sua credibilidade junto aos agentes financeiros internacionais. Ainda segundo Russi, o que atrapalhou o pagamento dos compromissos financeiros em dia foi o fato de fevereiro ser um mês com menos dias, o que diminui o período de arrecadação.
“[O governador] Ele falou na reunião com os secretários que é para o secretario de Fazenda priorizar o pagamento da folha e isso será feito”, assegurou.