Governo paga salário e o 13º no dia 30

Data:

Compartilhar:

GD


O governador Pedro Taques (PSDB) se reuniu com o Fórum Sindical na manhã desta quinta-feira (7) para continuar as discussões sobre as mudanças no calendário de pagamento de salários de 2016, décimo terceiro e a diferença da Revisão Geral Anual (RGA) dos meses de maio a outubro de 2015.

Apesar das rodadas de discussões os servidores públicos irão receber os salários de janeiro no dia 30 e aqueles que fazem aniversário neste mês também terão o décimo terceiro depositado normalmente.

O governador prometeu depositar no mês de maio de 2015 a diferença RGA dos meses de maio a outubro de 2015, de forma integral, até o dia 10 de fevereiro.

“Precisamos dos servidores públicos neste ano, precisamos da compreensão dos servidores para passar por esse momento de dificuldades. O salário é sagrado na nossa administração”, disse o governador.

Taques afirmou que as dificuldades econômicas do Estado quase prejudicaram o pagamento em dia da folha de dezembro de 2015. Mas, uma ação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) conseguiu arrecadar mais de R$ 300 milhões nos últimos dias do ano, o que deu maior fluxo no caixa do Estado para pagar os salários em dia.

Durante a reunião, o governador lembrou que todos precisam entender o momento de crise econômica nacional e também a questão administrativa, tendo em vista que o Estado gasta com pagamento de salário pouco mais de 51% do orçamento, desrespeitando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 49% de gastos com pagamento de folha salarial.

O presidente do Sindicato dos Fiscais do Procon (Sinfiscon) Rogério Chapadense pediu que o governo leve em consideração, em caso de mudança na data de pagamento, a importância dos servidores estaduais para a economia e também a programação financeira dos funcionários públicos. Destacou ainda que o Fórum defende a manutenção do pagamento no último dia útil de cada mês. “Queremos chamar a atenção porque a decisão não é estritamente técnica e nem estritamente política”, disse.

A equipe econômica do governo e o Fórum Sindical devem voltar a se reunir entre os dias 18 e 19 de janeiro para definir o calendário de pagamento dos servidores neste ano.

Participaram da reunião os secretários Paulo Taques (Casa Civil) e Julio Modesto (Gestão) e dos adjuntos, Carlos Rocha (Tesouro) e Roberta Pena (Orçamento) e 23 representantes das categorias que englobam o Fórum Sindical.

O encontro discutiu as Leis de carreira do servidor estadual. Há alguns dias o secretário de Fazenda Paulo Brustolin chamou a atenção para a aprovação ‘desenfreada’ quando as leis de carreiras. Ele avalia que é preciso haver cautela neste momento de crise.

Os salários dos servidores é depositado todo último dia do mês. A possível mudança na folha pretende alterar o pagamento para o dia 10º de cada mês. Já o décimo terceiro que é pago na data de aniversário do servidor, seria depositado no final do ano. O Governo também pretende fazer o reparcelamento do RGA.

A decisão do governo em mexer no calendário é para garantir que os servidores recebam seus vencimentos em dia durante o ano de 2016.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY