GOVERNO NÃO PAGA Servidores ameaçam greve por pagamento de RGA

Data:

Compartilhar:

GD


Após o anúncio do governo sobre o não pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28%, que iria ser depositado no mês de maio, o Fórum Sindical, composto por 29 categorias de servidores públicos, decidirão na próxima terça-feira (10) se haverá greve ou paralisação geral .

A convocação está sendo encaminhada para todos os servidores públicos do Estado. O local será na Praça das Bandeiras, no Centro Político e Administrativo (CPA), às 14h.


A reação de alguns servidores foi de ‘abandonar’ os trabalhos após a notícia.

James Jaudy, analista regulador da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT), declarou para a reportagem que os servidores públicos estão frustrados com a decisão do governador. “”Ele vai sentir o repúdio de todos nós. A questão da greve será definida por todas as categorias que estarão conversando com suas bases para o encontro de terça-feira”.

A decisão sobre o não pagamento foi declarado pelo próprio governador Pedro Taques (PSDB), que juntamente com a equipe econômica, argumentaram uma série de justificativas para não pagar a reposição inflacionária.

“Se eu optar por pagar o reajuste nesse momento, eu corro o risco de ter que atrasar o salários dos mais de 98 mil servidores de Mato Grosso. Esse ano a crise não irá passar e o momento é de unirmos forças. Nesse momento não tenho condições de dar uma resposta de quando iremos pagar. Isso será debatido pelaCâmara de Gestão que irá se reunir com vocês toda vez que houver necessidade para que os senhores possam acompanhar passo a passo toda a situação financeira do Estado”, disse Pedro Taques.

A reunião tensa acabou logo após o governador dizer que não poderia realizar o pagamento das perdas inflacionárias. “Não se havia mais o que discutir, mas nós da diretoria do Sindspen somos totalmente contrários a essa posição, não aceitamos essa resposta, pois acreditamos que o Estado tem sido condições de pagar o reajuste, mas tudo isso iremos discutir agora com a categoria em assembleia”, declarou o secretário geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), Ademir da Mata.

Lista de motivos para o não pagamento


– 25 estados não pagarão RGA este ano devido a crise econômica;

– A lei que garante o pagamento do RGA também diz que o pagamento não precisa ser feito se a LRF atingir o limite prudencial. MT já estourou o limite;

– São 98 mil servidores públicos efetivos. Se o estado pagar o RGA, serão mais 628 milhões na folha salarial anual;

– A folha de pagamento de 2016 irá fechar em 7,3 bilhões;

– 56% dos servidores ganham mais que 4 mil por mês;
– Mesmo sem pagamento do RGA, governo já está cortando investimentos para poder pagar a folha salarial;

– Entre 2007 e 2012 foram aprovadas 141 leis de carreira, 83% tiveram impacto financeiro;

– A arrecadação do Estado aumentou, no entanto as despesas aumentaram e os repasses do governo federal diminuíram. A conta não fecha;

– De 2007 a 2015 a receita aumentou 156%, enquanto a despesa com pessoal aumentou 230%

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

CONHEÇA AS CANDIDATAS À RAINHA DA EXPOLÍDER 2024

https://www.youtube.com/watch?v=8Sxv3hC2Ens

REQUERIMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=FSEm81Fu4Lo