Governo espanhol dissolve Parlamento catalão e convoca eleições

Data:

Compartilhar:

  

O chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou nesta sexta-feira (27) a destituição do presidente catalão, Carles Puigdemont, e de seu Executivo, bem como a convocação de eleições regionais para 21 de dezembro, uma reação diante da declaração de independência do Parlamento da região autônoma.

O chefe do governo espanhol, o primeiro-ministro conservador, Mariano Rajoy, anunciou na noite desta sexta-feira (27) a demissão do Executivo da região autônoma da Catalunha, a dissolução do Parlamento em nível regional e a realização de eleições antecipadas em 21 de dezembro na região separatista.

“Nós pensamos que é urgente ouvir os cidadãos da Catalunha, todos os cidadãos, para que possamos decidir seu futuro; ninguém pode agir em seu nome, fora da lei”, disse Rajoy, que se pronunciou depois de um Conselho de Ministros convocado de maneira extraordinária nesta sexta-feira.

Ele acrescentou que procuraria obter do Tribunal Constitucional uma censura da declaração unilateral de independência adotada nesta tarde pelo Parlamento de Catalunha. Autorizado pelo Senado para ativar o artigo 155 do Constituição, Rajoy também anunciou que os ministérios do governo central de Madri assumiriam os poderes da administração catalã e que o líder dos Mossos d’Esquadra, a polícia da Catalunha, Josep Lluis Trapero, seria demitido.

O pronunciamento televisivo de Rajoy, de cerca de dez minutos, aconteceu no final de um dia tumultuado: o Parlamento da Catalunha proclamou mais cedo nesta sexta-feira a independência da região, um novo capítulo na crise entre Barcelona e Madri provocado pelo referendo de autodeterminação do 1° de outubro, declarado ilegal pelo governo central espanhol.

União Europeia critica independência catalã

A declaração unilateral por parte do Parlamento regional catalão de uma “República Catalã como Estado independente” – uma ruptura sem precedentes na Espanha – não foi bem recebida pelas principais autoridades da União Europeia.

“A UE não precisa de mais divisões”, afirmou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

“Não devemos interferir nesse debate, mas não gostaria que amanhã a União Europeia viesse a ter 95 Estados-membros”, declarou Juncker à imprensa, durante uma visita à Guiana Francesa acompanhado do presidente francês, Emmanuel Macron.  “Tenho um interlocutor na Espanha, é o chefe de Governo Rajoy. (…) Há um Estado de direito na Espanha, com regras constitucionais. Ele quer que sejam respeitadas e tem todo meu apoio”, afirmou o presidente francês.

O presidente da Eurocâmara, Antonio Tajani, pediu, por sua vez, a volta da legalidade na Catalunha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo