Governo de MT reafirma a opção pelo VLT em Cuiabá

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Considerando que a obra vai representar "uma melhoria efetiva do transporte" para os 900 mil habitantes de Cuiabá e Várzea Grande, o Governo do Estado reiterou, nesta quinta-feira (24), a opção pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como modal de transporte público, na Copa do Mundo de 2014.

Por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o Palácio Paiaguás assinala que o Executivo já discutiu a alteração no projeto com a Assembléia Legislativa e com a população, na participação de audiências públicas.

Também destaca a autorização do Poder Legislativo para contrair dois empréstimos, totalizando R$ 1,2 bilhão, para investimentos que compreendem o financiamento do VLT e um sistema ferroviário completo. 



Em virtude de matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, edição de 24/11/2011, abordando a questão de parecer emitido no âmbito do Ministério das Cidades, sobre a mudança do sistema de transporte urbano BRT para VLT em Cuiabá e Várzea Grande, o Governo de Mato Grosso reitera: 

1) O Governo de Mato Grosso defende pública e oficialmente a mudança no modal de transporte da capital por entender que um investimento desta natureza deve representar uma melhoria efetiva do transporte aos cerca de 900 mil habitantes das duas cidades; 

2) O Governo participou, inclusive, de audiências públicas realizadas pela Assembleia Legislativa com toda a sociedade para discutir o tema. Todas as reuniões e defesas realizadas sobre o assunto foram amplamente divulgadas pela imprensa regional. 

3) Com relação aos valores dos projetos, o Governo esclarece que obteve autorização do Poder Legislativo para contrair dois empréstimos, totalizando R$ 1,2 bilhão para investimentos que compreendem o financiamento do VLT e um sistema ferroviário completo. Os valores de cada um destes itens, no entanto, só serão conhecidos após o devido processo licitatório. Portanto, é incorreto comparar uma via exclusiva para ônibus, que é o caso do BRT, com um sistema completo ferroviário, cuja durabilidade dos equipamentos de transporte é de 30 anos, o que reduz imensamente os investimentos de substituição, sem contar que o custo das desapropriações urbanas será muito menor nesse modal; 

4) Quanto à posição do Ministério das Cidades em acatar um pleito formal de Mato Grosso, o Governo do Estado entende que compete ao próprio Ministério fazer os devidos esclarecimentos, conforme nota oficial já emitida nesta data

5) O Governo de Mato Grosso reafirma a sua decisão de implantar o VLT por entender que é o sistema de transporte mais eficaz para a região metropolitana de Cuiabá. 

Cuiabá, 24 de novembro de 2011 

Secretaria de Comunicação Social do Governo de Mato Grosso

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