Governo busca parceria da iniciativa privada em obras

Data:

Compartilhar:

A Assembleia Legislativa vai aprovar, em primeira votação, na sessão noturna desta quarta feira (19), o projeto de lei enviado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) que autoriza o Estado a firmar parceria com empresas privadas, para aumentar o potencial de investimentos.

Pela proposta de PPPs (Parceria Pública Privada), o Estado planeja a construção de um hospital regional em Porto Alegre do Norte (1.125 km a Nordeste da Capital), que está inserido em um projeto de expansão da Saúde Pública no interior de Mato Grosso. Em até 20 anos, o Estado poderá ressarcir empresas que aceitem a participação na PPP.

A estratégia é que os serviços de Saúde que poderão envolver, até mesmo, procedimentos de média e alta complexidade que beneficiem também a população de outros municípios próximos, como Confresa, Vila Rica e Canabrava do Norte.

Há, ainda, a pretensão de interligar 44 municípios que não têm pavimentação asfáltica. O Estado ainda avalia a possibilidade de investir em hidrovias, modelo de transporte que é uma das reivindicações dos pecuaristas.

A construção de novas unidades para fortalecer o sistema prisional também consta da prioridades do Estado.

Conforme o líder do Governo na Assembleia, deputado Romoaldo Junior (PMDB), o projeto já foi discutido com os parlamentares e não há resistência para aprovação. "É uma medida benéfica ao Estado, que está adotando um modelo que vem dando certo em outras unidades da Federação. Por isso, tem nosso apoio", disse.

VLT

Não está descartada a possibilidade de o VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) também ser incluído na PPP, como estratégia do Estado para aliviar sua participação financeira nos investimentos.

"O Estado vai ter autonomia para firmar parcerias em projetos que R$ 1 milhão até R$ 1 bilhão. O VLT pode ser uma opção que ficará a cargo do governador Silval Barbosa", observou Romoaldo Junior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas