O governo de Mato Grosso abriu canais para que a população e o empresariado possam fazer doações para ajudar na prevenção e combate ao corona vírus.
Uma das frentes de atuação está sendo coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes, com o programa Vem Ser Mais Solidário, que visa arrecadar cestas básicas e itens alimentícios, tais como arroz, feijão, óleo, macarrão, café, açúcar, sal, sardinha, farinha de trigo, extrato de tomate, café, além de itens de higiene pessoal (sabonete) e de limpeza (sabão em barra e água sanitária.
A arrecadação será destinada às famílias carentes e pessoas em vulnerabilidade social nos 141 municípios. Quem preferir poderá doar recursos diretamente na conta bancária especial, aberta exclusivamente para isso: Banco do Brasil: Agência 3834-2, conta corrente número 1.042.810-0 (CNPJ 03.507.415/0009 – 00).
Já a Secretaria de Estado de Saúde pede doações de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), como máscaras de proteção, álcool 70% para uso dos profissionais de saúde e demais equipamentos, como respiradores e ventiladores mecânicos.
A doação de recursos financeiros para a Saúde pode ser feita pela conta do Fundo Estadual de Saúde: Agência 3834-2, conta corrente 1.042.809-7 (CNPJ 04.441.389/0001-61).
“Pedimos a colaboração da sociedade, das associações, dos empresários, de todos que possam colaborar de alguma forma.
Estamos preparando toda a estrutura necessária para atender os prováveis pacientes e também tomando as medidas para auxiliar as pessoas que poderão ser impactadas. Precisamos unir esforços para minimizar ao máximo os danos do coronavírus”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Até o momento, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) já recebeu doação de 200 mil litros de álcool 70%, feita por empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras. O produto está sendo engarrafado com o apoio de empresas parcerias e distribuído em unidades hospitalares e em órgãos públicos que continuam a operar durante este período.
A Sedec ainda recebeu da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) um lote de 400 mil máscaras para abastecer o estoque dos profissionais de saúde.
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) também já articulou junto ao Ministério Público Estadual (MPE) a destinação de mais de R$ 7,4 milhões às ações contra o coronavírus, obtidos por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados entre empresas e o promotor de Justiça Joelson Maciel.
Desse total, R$ 1,2 milhão será destinado às ações sociais e todo o valor restante para a Saúde.