Karine Miranda/ GD
O governador Pedro Taques (PSDB) condenou os ataques sofridos pelo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos dias, durante o início de sua caravana pelo Sul do Brasil. Para Taques, é preciso respeito mesmo em se tratando de um adversário ideológico.
A caravana teve início no último dia 19. Desde então, manifestantes contrários à visita de Lula às cidades protestaram com chuva de ovos, pedras e até depredaram o ônibus em que o ex-presidente estava – além de trocarem insultos com integrantes de movimentos pró-Lula.
Chico Ferreira Governador Pedro Taques sai em defesa de Lula |
“Eu sou contra a intolerância. Todos têm direito de se manifestar, mas sem violência à integridade física de quem quer que seja. Liberdade é você deixar o outro falar o que você não gosta de ouvir”, disse o governador.
Ainda segundo Taques, Lula está na “plenitude” do seu direito de locomoção, uma vez que foi condenado apenas em 1ª e 2ª instância.
Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com o acréscimo da pena de Lula para 12 anos e 1 mês de prisão.
Porém, o ex-presidente obteve uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede que ele seja preso antes do julgamento do mérito da medida.
“Nós temos que permitir que todos falem. O ex-presidente Lula foi condenado. O STF concedeu um HC e ele ainda está na plenitude do seu exercício de direito de expressão e liberdade de locomoção. (…) Seria fácil na democracia se só as pessoas que nós gostamos tivessem liberdade, afirmou.