Um estudo coordenado pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, descobriu que genes ligados à maturação sexual das mulheres (na menstruação) estão relacionados a fatores que influenciam no modo como o nosso corpo processa a gordura.
Equipes dos cursos de Medicina e Saúde Pública descobriram 30 novos genes que controlam a idade da primeira menstruação da mulher. E, junto a essa descoberta, notaram que muitos desses genes também atuam na regulação do peso corporal ou de reações biológicas relacionadas ao metabolismo da gordura no corpo.
O estudo, publicado na revista Nature Genetics, incluiu 175 cientistas de 104 instituições em todo o mundo, além da Universidade de Boston.
A primeira menstruação (menarca) é considerada um marcador de tempo ao indicar que a mulher atingiu a capacidade reprodutiva. A idade em que isso acontece varia muito e é altamente dependente do estado nutricional da mulher. Quando é precoce, especialistas a associam a problemas como câncer de mama, câncer de endométrio, obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares na idade adulta.
Para chegar a essa associação, os pesquisadores analisaram 32 estudos envolvendo mais de 87 mil mulheres de Estados Unidos, Europa e Austrália. Além dos genes conhecidos, os pesquisadores identificaram os 30 novos, explica a autora da pesquisa, Joanne Murabito, professora de medicina da Universidade de Boston.
– Nosso estudo descobriu que os genes envolvidos na regulação hormonal, no desenvolvimento de células e outras vias biológicas estão associados com mecanismos de idade da menarca, o que mostra que o início da puberdade é controlado por uma complexa variedade de processos biológicos.
Segundo Murabito, vários dos genes relacionados à menarca têm sido associados com o peso corporal e com a obesidade, sugerindo que algumas mulheres podem ter predisposição genética para o ganho de peso e a puberdade precoce.
– É importante entender que esses fatores genéticos podem ser modificados por alterações no estilo de vida. Esforços para reduzir ou prevenir a obesidade infantil ajudam a reduzir o aparecimento precoce da puberdade nas meninas.