Geller aposta em abertura de novos mercados do agronegócio

Data:

Compartilhar:

Paula Arruda, repórter do GD


Como primeiro representante de Mato Grosso, Neri Geller, tomou posse na manhã desta segunda-feira (17) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na solenidade, realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, mais 5 novos ministros foram empossados pela presidente Dilma Rousseff (PT). Presente ao evento, o governador Silval Barbosa (PMDB) disse acreditar que os resultados alcançados pelo Estado no agronegócio foram preponderantes para a escolha do produtor.

“Certamente ele vai levar esta mesma experiência de Mato Grosso para o Brasil e para a presidente Dilma. Há muitos anos Mato Grosso não tinha um representante em ministério, o último foi Dante de Oliveira. Estou muito feliz, vou torcer muito por ele e que Mato Grosso continue saindo na frente”, declarou o governador. 

Na primeira audiência com o novo ministro, Silval Barbosa promete levar as demandas dos produtores rurais e pequenos agricultores mato-grossenses. “É muito importante para Mato Grosso ter um ministro nesta pasta tão importante para o Brasil. É claro que com ele (Geller) sendo do nosso Estado temos a oportunidade de ter um destaque maior”.

Geller aposta na abertura de novos mercados e na atração de indústrias para agregar valor aos grãos produzidos no Centro-Oeste brasileiro, em especial em Mato Grosso. “Estou feliz, nossa história se confunde com a agricultura brasileira. A minha vinda para o ministério da Agricultura me remete a muita responsabilidade e nós vamos fazer por merecer. Vamos honrar este trabalho até o término da gestão. São muitos desafios. Os mato-grossenses podem esperar de mim muito trabalho. Ter um ministro da Agricultura significa mais responsabilidade, mas vamos estar muito mais focados em prioridades, como abertura de novos mercados, a atração de indústrias. O país e Mato Grosso têm um potencial enorme e temos que buscar formas de dar fluxo ao escoamento da nossa produção”. 

Uma das prioridades de Geller à frente da pasta é o reforço ao Plano Agrícola e Pecuário para a safra 2014/2015. “Reconheço os avanços do governo no Plano atual e acredito que ainda há espaço para desenvolver algumas modalidades, como o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. Além disso, é preciso reforçar a Política de Garantia de Preços Mínimos. Vou tratar destes temas como prioritários junto à equipe econômica”. O novo ministro também pretende dar atenção culturais de maior risco, como uva e laranja. 

Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura desde 2013, Geller assume o comanda da pasta em substituição a Antônio Andrade. A presidente Dilma Rousseff elogiou o trabalho do ex-ministro e disse que a escolha do novo titular foi acertada. “O Neri Geller atuou de forma decisiva no desejo do Plano Safra, Agrícola e de armazenagem. Ele conhece muito bem o cenário da região Centro-Oeste, tenho certeza que nos conduzirá a novos recordes de produção”. 

Geller é o primeiro representante de Mato Grosso a assumir a Agricultura. A posse no primeiro escalão do Governo Federal marca o fim de três décadas do Estado longe do staff presidencial. O último a assumir um ministério, em 1986, foi o ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá, Dante de Oliveira. Antes, outros três mato-grossenses comandaram ministérios no Governo Federal. Em 1897, Joaquim Murtinho foi nomeado ministro da Viação, Indústria e Comércio na gestão de Prudente de Moraes. No governo de Campos Sales, assumiu o Ministério da Fazenda. No ano de 1935, Eurico Gaspar Dutra tomou posse no então Ministério da Guerra (Defesa) e, depois, foi eleito presidente. O economista Roberto Campos comandou o Ministério do Planejamento quando Castelo Branco ocupava a presidência. 

Nascido no Rio Grande do Sul, em Selbach, Geller foi morar em Lucas do Rio Verde em 1984, quando o município ainda era constituído apenas por assentamentos. Começou trabalhando com grãos e tornou-se um dos principais produtores do país, o que o alçou ao posto de um dos líderes do segmento no Estado. Geller já foi suplente de deputado federal por dois mandatos e desde 2013 ocupava a Secretaria de Política Agrícola do Mapa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de planejamento agiliza projeto de sustentabilidade econômica através de cooperativa em Nova Canaã do Norte.

A cooperativa agroecológica Portal da Amazônia é uma iniciativa destinada a unir pequenos produtores rurais de Nova Canaã...

CONHEÇA AS CANDIDATAS À RAINHA DA EXPOLÍDER 2024

https://www.youtube.com/watch?v=8Sxv3hC2Ens

REQUERIMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=FSEm81Fu4Lo