Janaiara Soares e Fernanda Escouto/GD
![]() |
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), composto por membros do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, está neste momento dando cumprimento a 22 mandados de prisão temporária expedidos pela Vara do Crime Organizado. Na mesma oportunidade estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e pessoas estão sendo intimadas para depor.
O Bope da Polícia Militar apoia o cumprimento das medidas. As investigações estão sendo levadas a efeito através de uma ação conjunta entre Gaeco e Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa do MPE e indicam a prática dos crimes de constituição de organização criminosa, peculato e falsidade documental que teriam sido perpetrados na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.
Aproximadamente 80 agentes públicos, entre promotores de Justiça, delegados de Polícia, policiais militares e civis, estão envolvidos no cumprimento das ordens judiciais. (Com informações de Soraya Medeiros e Jessica Moreira, repórter do GD)
Acompanhe em tempo real
18h58 – Depoimentos da Operação Metástase serão retomadas na manhã desta quinta-feira (24), a partir de 8 horas.
18h48 – Marisol Castro Sodré é liberada.
18h42 – Parentes de Ana Martins de Araújo Pontelli informaram à imprensa que ela irá passar a noite na prisão.
18h30 – A filha de Leonice Batista Oliveira que não se identificou informou que sua mãe será liberada ainda nesta quarta.
16h52 – Agenor Jácomo Clivanti Júnior e Frank Antônio da Silva chegam para prestar depoimentos.
16h22- Hilton Carlos da Costa Campos deve ser ouvido na manhã da quinta-feira (24). Advogado Rodrigo Pouso Miranda disse que a prisão dele é desnecessária e informou que o empresário fornecia materiais para a Assembleia Legislativa. “Não entendo o motivo da prisão. Hildo já prestou depoimentos um tempo atrás.”
16h08- Segundo o advogado, Marisol não assinava notas fiscais apenas documentos internos. O Ministério Público entendeu que ela não agiu de má fé.
16h00- Ricardo Monteiro disse a imprensa que Marisol Castro Sodré deve ser solta nesta tarde. “Ficou claro que ela não teve participação nenhuma, foi usada.”O advogado informou ainda que que ela apenas obedecia o comando e trabalhava na mesa diretora como secretária. Marisol assinava os documentos internos mas não fazia isso de forma dolosa. Atualmente ela está desempregada.
15h25 – O advogado de Sérvio Túlio Migues Jacob, Avelino Tavares, entrou com pedido de relaxamento de prisão.
15h16 – OAB/MT entra com requerimento para que Sérvio Túlio Migueis Jacob, que é advogado, seja transferido para uma ala comum na PCE. Ele está preso em uma ala de detentos com transtornos mentais.
15h12 – Advogado Avelino Tavares chega para acompanhar o cliente Sérvio Túlio Migueis Jacob. Questiona a prisão e informa que Sérvio é servidor há 15 anos da AL e trabalhava no Departamento Jurídico.
Fernanda Escouto![]() Chegada de Abemael Costa |
14h36- Abemael Costa Neto e Sérvio Túlio Migueis Jacob chegaram juntos no mesmo carro e algemados. Eles vieram acompanhads pelo setor de operações especiais.
14h20- Marisol Castro Sodré depõe na presença de seu advogado Ricardo Monteiro que disse que até agora não tem muito o que fazer.
11h31 – Marisol Castro Sodré trabalhou 12 anos na Assembleia Legislativa, onde passou por vários setores. Foi exonerada este ano e vai ser ouvida às 14h. O advogado dela, Ricardo Monteiro, disse que ainda não teve acesso aos autos e só vai conseguir ver após o almoço. Ele informou também que a sua cliente já foi ouvida anteriormente na investigação.
10h57 – Acusação seria de que os funcionários apresentavam notas frias para aumentar os vencimentos. A Assembleia Legislativa teria instituído na época verba para despesas urgentes e esses funcionários, que ganhavam acima de 4 mil, não justificavam os valores e compravam material de consumo com o mesmo objeto de licitações da própria AL.
10h31- O advogado Eduardo Mahon acaba de deixar o Gaeco e informou que está defendendo mais de uma pessoa e que são mulheres.
10h21 – Rodrigo Pouso Miranda advogado de Hilton Carlos da Costa Campos disse que ainda não tomou conhecimento dos autos para saber qual é a imputação direcionada ao seu cliente para entrar com pedido de recurso, como habeas corpus.
10h11 – Maria Helena Ribeiro Ayres Caramelo e Geraldo Lauro estão lotados no gabinete do deputado Gilmair Fabrs (PSD) e são funcionários de carreira
09h54 – Fontes do Gaeco informam que dos presos no máximo 9 serão ouvidos em depoimento nesta quarta-feira.
09h45 – Gaeco divulga que dos 22 mandados de prisão expedidos na Operação “Metástase”, apenas um ainda não foi cumprido. No grupo existem 2 empresários e 20 servidores, todos eram lotados na presidência da Assembleia Legislativa na época em que a Mesa Diretora era presidida pelo ex-deputado José Geraldo Riva. Alguns deles ainda trabalham em gabinetes do Parlamento Estadual. As prisões são temporárias (prazo de 05 dias), podendo ser prorrogáveis ou convertidas em preventivas, conforme a necessidade.
09h39 – Maioria dos presos já foi encaminhado para a Penitenciária Central do Estado (PCE) e para o Presídio Feminino Ana Maria do Couto May.
Reprodução![]() |
09h27 – Da lista de mandatos de prisão temporária apenas Odenilton Gonçalo Carvalho Campos é considerado foragido. Assessoria do Ministério Público afirma que o servidor atuava junto ao gabinete da parlamentar Janaina Riva, exercendo a função de motorista.
09h21 – O advogado Eduardo Mahon chegou a sede do Gaeco, mas evitou falar com a imprensa.
Reprodução![]() |
09h05 – Maria Hlenka Rudy, atual chefe de gabinete da deputada estadual Janaina Riva, é uma das que tiveram mandado de prisão temporária expedido. A servidora foi nomeada para o cargo comissionado no dia 30 de março deste ano.
08h40 – Seis pessoas prestam depoimentos no Gaeco neste momento; Marisol Castro Sodré, Ana Marins de Araújo Pontinelle, João Luquesi Alves, José Paulo Fernandes de Oliveira, Vinícius Prado Silveira e Leonice Batista de Oliveira.
08h10 – Assessoria de Comunicação Social da presidência da AL afirma ter informações de que apenas “uns 5 funcionários do Legislativo teriam sido presos e em casa”.
07h58 – Presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, disse em entrevista à Mega FM, que não tinha conhecimento da Operação e que ainda está se inteirando dos fatos.
07h44 – Gaeco batizou a operação de Metástase, não justificando a escolha do nome. Na medicina, Metástase é basicamente a disseminação de um câncer para vários outros órgãos.
07h40 – 19 mandados de prisão já teriam sido cumpridos, conforme lista abaixo:
Lista de pessoas presas (atualizada)
01 – Laís Marques de Almeida
02 – Ana Martins de Araújo Pontelli
03 – Atail Pereira dos Reis
04 – Frank Antônio da Silva
05 – Marisol Castro Sodré
06 – Leonice Batista Oliveira
07 – Mário Márcio da Silva Albuquerque
08 – Maria Hlenka Rudy
09 – Felipe José Casaril
10 – Willian César de Moraes
11 – Geraldo Lauro
12 – José Paulo Fernandes de Oliveira
13 – João Luquesi Alves
14 – Sérvio Túlio Migueis Jacob
15 – Agenor Jácomo Clivanti Júnior
16 – Tânia Mara Arantes Figueira
17 – Hilton Carlos da Costa Campos
18 – Talvany Neiverth
19 – Maria Helena Ribeiro Ayres Caramelo
20 – Vinicius Prado Silveira
21 – Abemael Costa Neto
Foragido
1 – Odnilton Gonçalo Carvalho Campos