Gaeco cumpre mandados contra prefeito Juarez Costa e esposa

Data:

Compartilhar:

O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB) e sua esposa, Ivone Latanzi da Costa, são alvos de mandados judiciais que estão sendo cumpridos na tarde desta quinta-feira (15) pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) do Ministério Público Estadual (MPE).

A operação batizada como “Sorrelfa” ainda está em  andamento para serem cumpridos 7 mandados de busca e apreensão em Sinop e outros 3 no estado de Santa Catarina. São investigados crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Reprodução/Secom Sinop

Ivone Costa responde pela pasta de Assistência Social desde 2009

O prédio da Prefeitura de Sinop e a Secretaria Municipal de Assistência Social comandada pela primeira-dama, Ivone da Costa, também são alvos dos agentes que cumprem ordens judiciais e recolhem documentos. A residência do casal é outro alvo das buscas e apreensões.

Informações preliminares apontam que as investigações apuram o aumento de patrimônio do prefeito peemedebista que está no segundo mandado à frente de Sinop. Uma das suspeitas é de possível enriquecimento ilícito. O Ministério Público informou que estão envolvidos na Operação Sorrelfa 35 agentes e 4 oficiais da Policia Militar, 9 policiais civis, 2 delegados e 9 promotores de Justiça. Eles contam também com o apoio do Gaeco de Santa Catarina.

Defesa diz que não existe ordem de prisão

As buscas na casa do prefeito são acompanhadas pelo advogado Rafael Baldasso Romero. Ao Gazeta Digital, ele garantiu que não existe mandado de prisão e nem de condução coercitiva. O jurista disse não ter mais detalhes do caso já que o mandado não detalha o objeto da investigação e está sob segredo de Justiça. “O mandado determina a apreensão qualquer documento que for encontrado, mas não especifica quais tipos de documentos”, informou o advogado.

Rafael explicou que o caso está no Tribunal de Justiça de Mato Grosso em virtude do foro por prerrogativa de função do prefeito Juarez Costa. Ele não soube, informar, no entanto, qual desembargador que expediu os mandados. As buscas e apreensões na Prefeitura de Sinop são acompanhadas pela procuradora do Município, Adriana Gonçalves Pereira. Confira no vídeo os agentes do Gaeco entrando na casa de Juarez.

                 

Outras citações em esquema

Marcus Vaillant

Juarez Costa está em seu segundo mandato como prefeito de Sinop

O nome de Juarez Costa já foi citado em outros esquemas de corrupção, incluindo a Operação Ararath depois que o delator do esquema, empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça, citou um episódio de corrupção envolvendo Juarez e o desembargador aposentado compulsoriamente, Evandro Stábile.

Disse que em 2009 foi procurado por interlocutores para emprestar R$ 500 mil que seriam utilizados para comprar uma sentença junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a favor do prefeito peemedebista para que ele permanecesse no cargo.

O site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso também mostra que Juarez Costa foi indiciado recentemente num inquérito policial por fraude a licitação instaurado pela Delegacia Especializada em Crimes Tributários e contra a Administração Pública. O inquérito está na 7ª Vara Criminal de Cuiabá sob a juíza Selma Rosane Santos Arruda.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas