A grande forte massa de ar polar que invadiu o Brasil no início desta semana segue espalhando frio por quase todo País. No Centro-Oeste, os recordes são superados dia após dia, assim como ocorreu nesta quinta-feira.
O frio em torno dos 10ºC já é considerado intenso para o padrão de temperatura da maioria das áreas do Centro-Oeste. Por isso, os valores abaixo dos 5ºC registrados impressionaram até os meteorologistas, segundo afirma a agência meteorológica Climatempo.
A madrugada desta quinta-feira foi gelada em Goiás e quase todas as regiões do Estado registraram as menores temperaturas de 2010. Dos locais onde o Instituto Nacional de Meteorologia mantém medições regulares, as menores temperaturas ocorreram no sul de Goiás.
Em Jataí, a temperatura baixou para 3,6ºC e Mineiros registrou 2,7ºC. São valores tão baixos para a temperatura do ar, que não se poderia descartar a ocorrência de alguma geada.
A medição correta da temperatura, para fins meteorológicos, deve ser feita a 1,5 m de altura. No solo, a temperatura normalmente é mais baixa e pode ter chegado a 0ºC nestas localidades, permitindo a ocorrência de geada.
O fenômeno é caracterizado pelo congelamento do orvalho sobre alguma superfície e, dependendo da intensidade, causa grandes danos aos pastos e plantações. A capital, Goiânia, a temperatura chegou aos 8,3ºC. No aeroporto local, a mínima foi de 11ºC.
Em Mato Grosso, a temperatura baixou para 4ºC em Poxoréu e ontem a região já havia registrado pouco mais de 8ºC. Em Diamantino, também ocorreu novo recorde de frio, com mínima de 6,2ºC. Em Cuiabá o frio foi maior nesta quinta e a mínima de 9,2ºC foi o novo recorde para 2010.
O frio do amanhecer de hoje foi o mais intenso de 2010, até agora, na região de Brasília. A temperatura mínima foi de 12,1ºC, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O menor valor até então era de 13,3ºC, registrado no dia 10 de abril.
Em Mato Grosso do Sul, nesta semana está sendo muito fria. O aeroporto da capital, Campo Grande, mediu 5ºC ao amanhecer desta quinta-feira, o mesmo valor registrado na quarta-feira. As estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia registraram ainda 5,7ºC em Nhumirim, Coxim e Macaraju. Em Amambaí, a mínima foi de 5,6ºC.
Previsão
Na sexta-feira, o ar polar ainda será sentido com muita força em Goiás e no Distrito Federal. Em algumas áreas, as temperaturas podem baixar ainda mais, em relação ao observado nesta quinta-feira.
No fim de semana, o ar começa a se aquecer. As noites e o amanhecer serão bem menos frios e as tardes ficam cada vez mais quentes.
A população do Centro-Oeste deve ficar atenta aos baixos índices de umidade do ar que já estão ocorrendo, por conta da presença do ar polar, que é naturalmente seco. O aquecimento nos próximos dias vai reduzir ainda mais os níveis de umidade.