O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, aguarda uma resposta do procurador da República, Pedro Taques, após convidá-lo formalmente para ingressar na legenda e concorrer a uma das duas vagas que serão abertas no Senado. O convite foi feito há mais de um mês, numa das palestras que Taques proferiu em São Paulo.
"Será uma honra para PPS abrigar o procurador Pedro Taques. Trata-se de uma pessoa com conduta ilibada, que representa o bem no cenário político. Qualquer partido pretende tê-lo. e não é diferente conosco", afirmou Roberto Freire, em entrevista ao Mídianews.
Freire ainda afirmou que o espaço está aberto na coligação com PSDB, DEM e PTB, que deve será oficializada, nos próximos meses, em Mato Grosso. "Acredito que nenhum dos três partidos vai prejudicar as nossas pretensões. Seremos contemplados com o apoio para uma vaga ao Senado e estamos de portas abertas ao procurador Pedro Taques", disse o líder socialista.
Embora já tenha formalizado o convite, Freire afirmou que respeita a posição do procurador, de ter cautela nestes primeiros meses do ano. "Ele tem a prerrogativa de anunciar se aceita ou não entrar na política até abril. E não vejo problemas nisso. Respeito a posição e aguardo a resposta com tranqüilidade", afirmou.
Convites
O artigo 128 da Constituição Federal veda a militância política partidária aos membros do Ministério Público, o que os leva a desligar-se dos respectivos cargos seis meses antes do pleito. Assim, Taques tem até o mês abril para anunciar se concorre ou não a algum cargo público.
Desde que abriu a possibilidade de entrar na militância política, Taques tem sido cortejado por várias legendas, nas quais se incluem PV, PTB, PCdoB, PSC e PDT.
Nos bastidores, comenta-se que Taques tem recebido convites da candidata derrotada ao Governo do Rio de Janeiro, Denise Frossard. Ex-juíza, ganhou notoriedade pela condenação de 14 membros do crime organizado em 1993 e disputou em 2006 pelo PPS o segundo turno do Governo do Rio de Janeiro, perdendo para Sérgio Cabral (PMDB). Ela ainda é fundadora da Ong (Organização Não-Governamental) Transparência Brasil.
"O PPS pode ter um quadro inigualável, com Pedro Taques e Denise Frossard. A política precisa ser renovada com pessoas qualificadas e serviços prestados à sociedade. O convite já está feito e prefiro aguardar um pouco mais", disse Freire