Forças policiais evitam confronto com moradores

Data:

Compartilhar:

As equipes policiais também se afastaram da região do Posto da Mata, local onde mora a maior parte da população que deve ser retirada da TI. Mas, segundo um morador, um clima ainda é tenso e a possibilidade de um embate não pode ser descartada.

A assessoria não soube dizer quantas propriedades foram desocupadas nesta quarta (12). Ontem (11) foram quatro.

A retirada das famílias da Gleba Suiá Missú, região da terra indígena ocupada pelos posseiros, tem provocado mobilização de simpatizantes em várias regiões do Estado. Na tarde de hoje, a ponte que liga Barra do Garças a Aragarças, em Goiás, na BR-158, foi fechada às 15h. O bloqueio tinha previsão para ser encerrado às 17h. 

Há mais 2 trechos da BR-158 fechados que foram confirmados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta tarde. Um em Água Boa e outro em Ribeirão Cascalheira. Os moradores dizem, no entanto, que existem bloqueios também em Nova Xavantina, Porto Alegre e Confresa.

Os índios xavantes foram retirados da área pelo governo em 1960, quando o processo de ocupação do interior brasileiro foi intensificado. Na área que ficaram eles foram acometidos por diversas doenças.

A partir de 1992, começou-se a discutir a volta dos xavantes para a região. Depois de várias brigas judiciais, a terra foi homologada, em 1998, como terra de ocupação tradicional do povo Xavante e em 2010, o TRF publicou acórdão que determinava a desocupação pelos não-índios e recomposição dos danos causados à terra.

Acompanhe o GD também pelo Twitter: @portalgazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...